Unesp 2015 de inverno: prova foi de nível "médio" segundo professores
A segunda fase do vestibular de inverno da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) foi considerada de nível "médio" segundo os professores ouvidos pelo UOL neste domingo (14).
- Confira a correção comentada das provas
- Baixe o caderno de provas: ciências humanas (arquivo .pdf)
- Baixe o caderno de provas: ciências da natureza e matemática (arquivo .pdf)
- Baixe o caderno de provas: linguagens e códigos (arquivo .pdf)
"A prova da Unesp pede assuntos clássicos, fundamentais", afirma a professora Vera Lúcia Antunes, do Colégio Objetivo. Mas ela adverte que as pontuações dos alunos costumam ser altas. "O aluno não pode se dar ao luxo de errar."
Para o professor Célio Tasinafo, do Oficina do Estudante, em Campinas, a prova teve questões bem fáceis e outras bem trabalhosas. "Ela é uma prova direta, o que não quer dizer fácil", disse Tasinafo. "O tempo é o grande desafio: são quatro horas para 24 questões [no primeiro dia da segunda fase]."
O tema da redação foi "redução da maioridade penal". É o tipo de assunto atual que é esperado, segundo a professora Vera Lúcia. Já o professor Célio pondera que o aluno não podia escrever de maneira automática, no fluxo da sua opinião: "Nem sempre fica fácil [só porque é um tema conhecido], a tendência do aluno é não se ater à coletânea proposta".
O destaque na prova de ciências humanas ficou por conta da geografia, segundo Tasinafo: "foi uma prova muito atual". Mas os assuntos cobrados ficaram na categoria "fundamentais", como gosta de dizer a professora Vera. Havia uma questão sobre a reaproximação entre EUA e Cuba, que pedia conceitos sobre a Guerra Fria, outra sobre crise hídrica em que se pedia a discussão de possibilidades técnicas sobre o uso compartilhado de recursos hídricos e, ainda uma outra que cobrava conhecimentos sobre o conceito de latifúndio.
Em ciências da natureza e matemática, esta se destacou com uma questão trabalhosa -- a última do primeiro dia, caso o estudante resolvesse seguir a ordem. "Exigia muita atenção", comentou Tasinafo. Em biologia, houve cobrança sobre relações ecológicas e sobre amarelão, em que se utilizava o autor Monteiro Lobato e seu Jeca Tatu.
A prova de linguagens, com questões de português e inglês, dependeu da capacidade de interpretação de textos do candidato. "A prova exigia reflexão do aluno", pondera a professora Vera, explicando que a base das respostas estava sempre nos textos.
Unesp 2015 de inverno
A segunda fase da Unesp é composta por 36 questões dissertativas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens e uma redação.
O vestibular de inverno da Unesp oferece 360 vagas. Os cursos oferecidos são agronomia, zootecnia, engenharias de produção, civil, elétrica, mecânica, ambiental e controle e automação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.