Veja dicas de estudo de quem foi aprovado em vários vestibulares

Do UOL, em São Paulo

O UOL Vestibular selecionou dicas de estudo de sete estudantes aprovados neste ano em processos seletivos de universidades públicas (federais, estaduais e militares) e instituições internacionais. Além das estratégias relacionadas abaixo, os alunos também relataram rotinas com muitas horas diárias de estudo. 

Para encarar a maratona de estudos para o vestibular, é preciso ficar atento a alguns pontos como postura e alimentação. Especialistas acreditam que estudar sentado em uma cadeira regulável, em frente a uma mesa com altura compatível e manter uma postura ereta são fatores que influenciam diretamente a qualidade do estudo. Manter o local de estudo organizado também é fundamental, pois evita possíveis distrações, otimiza o tempo entre uma tarefa e outra e não estressa. 

Vestibulandos também devem ter um cuidado especial com a alimentação. Incluir no cardápio peixes magros, linhaça, frutas amarelas e cítricas, chocolate amargo e muita água ajuda a manter a concentração. Já para combater o estresse antes do vestibular, os estudantes podem apostar na prática de esportes, como natação e corrida, e em movimentos de ioga. 

Estudantes dão dicas para ir bem no vestibular
  • Maior média no Sisu de janeiro de 2014, Mariana Lima, 18, conta que fez simulados do Enem de pelo menos três disciplinas todas as semanas durante dois anos. Além do conteúdo, ela destaca: "o aluno tem de ter malícia e saber até chutar, quando necessário"
    Foto: Carlos Eduardo Cherem/UOL
  • "Com a consulta aos livros, na hora dos exercícios, a pessoa fixa mais a matéria", afirma Bernando Monteiro, 17, segunda maior nota do Enem. Outra dica do estudante aprovado em engenharia aeroespacial na UFMG é não estudar cansado e reservar algum tempo para atividades de lazer
    Foto: Arquivo Pessoal
  • Para Guilherme Migueis, leituras além dos livros didáticos ajudam na redação. Dono da terceira melhor nota no Enem, o estudante indica artigos de revistas que podem ajudar na "atualização do candidato" e "também com uma nova perspectiva e novos modelos de escrita"
    Foto: Arquivo pessoal
  • Muita atenção às aulas: essa é principal dica de Cassio Kenji, 17, que foi aprovado na USP, Unicamp e UFABC. "Aproveitei o ensino médio", comenta o estudante. Como? Ele conta: "prestar atenção nos professores, fazer anotações e aproveitar o melhor que a escola podia oferecer"
    Foto: Arquivo pessoal
  • Victor Domene, 17, era conhecido como o "rei dos resumos" no colégio. Aprovado em cinco universidades norte-americanas, ele entrega a estratégia:"Não se trata de fazer um resumo do que está no livro, mas um 'brainstorm' [compilação das ideias] do que se aprende com a aula"
    Foto: Tiago Queiroz/Ismart/Divulgação
  • Pedro Henrique Menezes, 18, foi o segundo colocado em medicina na UFMG e acredita que a leitura de livros o ajudou muito. "Foram os livros, mesmo, que me ajudaram. A sabedoria está nos livros. Os argumentos estão nos livros. Neles, percebemos o mundo", afirma
    Foto: Carlos Eduardo Cherem/UOL
  • A principal dica de Beatriz Pêgo, 18, para fazer uma boa redação é acompanhar de perto as notícias e estar por dentro das atualidades. "Esses assuntos podem participar diretamente da temática elaborada pela banca, como aconteceu no Enem 2013", diz a estudante que tirou 1.000 no seu texto
    Foto: Arquivo Pessoal