UOL Vestibular Notícias
 

10/01/2010 - 21h14

UFRJ 2010 divulga provas e gabaritos da segunda fase do seu vestibular

Da Redação
Em São Paulo
A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) divulgou as provas e gabaritos da segunda fase do seu vestibular 2010 neste domingo (10).

Baixe os arquivos:


A segunda fase do vestibular 2010 da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) acabou neste domingo (10), registrando taxa de abstenção de 44,17%. Faltaram à prova 32.619 candidatos. O processo seletivo deste ano teve 73.848 incritos.


  • Gilvan de Souza/UOL

    Candidatos acenam antes de entrar para a 2ª fase da UFRJ 2010; mais de 32 mil faltaram

  • Gilvan de Souza/UOL

    Suelen da Costa e Júlio César Pinto se despedem na porta de local de prova da UFRJ 2010

No primeiro dia da segunda fase (9), houve também um alto índice de faltosos. Cerca de 42% dos inscritos não compareceram. A estimativa da comissão que organiza o vestibular é de que cerca de 30.600 candidatos não compareceram. O número de ausentes entre os 900 sabatistas que prestam a prova ainda não foi contabilizado.

A expectativa da comissão que organiza o vestibular era que a taxa de abstenção ficasse em torno de 30%.

Segundo a assessoria de imprensa da instituição, uma conjunção de fatores pode explicar o alto número de ausentes.

Em primeiro lugar, existe o fator Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os estudantes não sabiam sua nota do Enem, que corresponde à primeira fase do vestibular 2010. As notas do Enem serão divulgadas apenas no começo de fevereiro por causa do vazamento da prova que levou ao seu cancelamento. Assim, todos os candidatos inscritos foram convocados a fazer a segunda fase. Anteriormente, só fazia a segunda fase aqueles que tivessem sido aprovados na primeira etapa.

Na entrada da prova, os vestibulandos reclamaram dessa situação - o que, segundo eles, gerou "uma sensação de incerteza" em relação a esse vestibular.

Além do Enem

Ainda segundo a assessoria, as provas da UFRJ fecham o calendário de provas das instituições públicas cariocas. Se o candidato estiver inscrito em mais de um vestibular, pode já estar aprovado em alguma outra faculdade e, portanto, não tem interesse em fazer a segunda fase da UFRJ 2010.

Outro fator que pode ter influenciado a alta abstenção é o fato de que 11 mil dos inscritos são de outros Estados. Para a instituição, os vestibulandos podem ter desistido da prova por causa da distância.

Por último, pode-se tentar explicar essa ausência em massa porque a UFRJ ofereceu inscrições gratuitas ao seu vestibular. Isso pode ter inflado o número de inscrições com vestibulandos que não estavam muito compromissados com essa seleção.

UFRJ 2010

As provas terão início às 13h, mas o vestibulando deve chegar ao local de prova às 12h.

Os dois dias da segunda fase terão provas discursivas. Todos os candidatos responderão a perguntas de língua portuguesa e literatura e farão uma redação. Outras três avaliações variam conforme a carreira escolhida pelo vestibulando.

Ao todo 73.848 candidatos concorrem a 8.254 vagas na instituição. Os exames prosseguem até o domingo (10).

*Colaborou Herika Pacheco

Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host