UOL Vestibular Notícias
 

09/01/2010 - 12h24

Candidatos da UFRJ 2010 reclamam de fazer prova "sem saber se ela será corrigida" por causa do cancelamento do Enem

Herika Pacheco
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro
Os vestibulandos ouvidos pelo UOL Vestibular reclamaram de ter de fazer o vestibular 2010 da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) sem saber se suas provas serão sequer corrigidas.

  • As vestibulandas Gabriela Thomazini e Amanda Cunha compram água antes de entrar para a prova

  • Rafael Ribeiro se despede do pai Valdir e da mãe Andrea Ribeiro antes de fazer a prova da UFRJ

Neste sábado (9), todos os 73.848 inscritos têm de fazer a segunda fase, uma vez que as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ainda não foram divulgadas. O Enem corresponde à primeira fase do vestibular da federal do Rio de Janeiro. Anteriormente, só os candidatos com as melhores notas iam para a segunda etapa. O Enem 2009, que seria aplicado em outubro, foi adiado por causa do vazamento da prova.

Juliana Leite, 17, conta que "a sensação é de incerteza" pois ela vai "fazer uma prova que talvez dê em nada". Candidata a uma vaga em publicidade e propaganda, ela acertou 108 das 180 perguntas do exame. "Mas não como saber se fui bem", diz a vestibulanda. O resultado do Enem é dado pela TRI (Teoria de Resposta ao Item) e não corresponde simplesmente ao número de acertos.

O estudante Felipe Carvalho, 19, concorda com Juliana. "O vestibular [da segunda fase da UFRJ] é uma prova cansativa e talvez eu nem precisasse fazer", diz o candidato a uma vaga de psicologia.

"Se a gente soubesse antes [do resultado do Enem], talvez nem tivesse que fazer a prova", afirma Gabriela Thomazini, 17, que presta direito. Ela acha que foi bem no Enem e, mesmo desanimada com o cancelamento do exame, está confiante para a segunda fase da UFRJ.

Preparados

Em relação à prova propriamente dita, o clima era de tranquilidade entre os vestibulandos ouvidos pelo UOL Vestibular no campus da UFRJ.

Uma das primeiras a chegar para a prova, a vestibulanda Mariana Dias, 18, contou que está "animada" apesar de considerar alta a concorrência a uma vaga de direito. São 14,33 candidatos por vaga. A estudante, que viajou de Belo Horizonte para a capital carioca para fazer a prova, conta que se dedicou mais aos assuntos de matemática e física, matérias em que ela não se considera "tão boa".

No tempo de espera para a abertura das salas de prova, o vestibulando Paulo César Reis, 18 ainda revisava a matéria em um material que ele mesmo preparou. "É para relembrar os pontos mais importantes", contou o candidato a uma vaga de direito.

Já a candidata Amanda Cunha, 17, conta que fez a revisão há uma semana, depois de uma pausa nos estudos durante as festas de final de ano. "Estou bem esperançosa", diz a concorrente a uma vaga de comunicação social.

UFRJ 2010

As provas terão início às 13h, mas o vestibulando deve chegar ao local de prova às 12h.

Os dois dias da segunda fase terão provas discursivas. Todos os candidatos responderão a perguntas de língua portuguesa e literatura e farão uma redação. Outras três avaliações variam conforme a carreira escolhida pelo vestibulando.

Ao todo 73.848 candidatos concorrem a 8.254 vagas na instituição. Os exames prosseguem até o domingo (10).

Leia mais
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: envie seu texto
Atualidades: veja os últimos temas
Dicas de português: confira os erros mais comuns
Conheça a concorrência dos principais vestibulares

Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host