UOL Vestibular Notícias
 

10/01/2010 - 17h53

Unicamp 2010: português da segunda fase exigiu leitura de obrigatórios e biologia pediu assuntos básicos

Ana Okada
Em São Paulo
Atualizada às 18h19

Na prova da segunda fase da Unicamp deste domingo (10), a leitura das obras obrigatórias era indispensável. Essa é a opinião Jonas Lessa, 18, que tenta uma vaga para o curso de tecnologia em saneamento ambiental. "Você tinha que saber mais sobre a obra e isso remete mais à sua dedicação de ter lido que sua reflexão sobre ela", disse o vestibulando. Ele conseguiu responder quase todas as questões, exceção feita a uma em que se exigia a "Antologia Poética", de Vinícius de Moraes, o único livro que ele não leu.

  • Aline Bonfá, 21, achou a prova de biologia da segunda fase da Unicamp 2010 "muito conceitual"

  • "Você tinha que saber mais sobre a obra", disse Jonas Lessa, 18, sobre a prova de português

Para Rafael Bonametti, 19, a cobrança de detalhes das leitura também deixou a prova mais difícil. "Como só li alguns [dos livros obrigatórios] me dei mal. Não consegui fazer duas questões [uma sobre "Capitães da Areia" e outra sobre "A Cidade e as Serras"]", contou. Ele tenta uma vaga em tecnologia da informação.

Segundo os candidatos ouvidos pelo UOL Vestibular, a segunda fase cobrou conhecimento de seis títulos da lista de obrigatórios. Foram eles: "Iracema", de José de Alencar; "Capitães de Areia', de Jorge Amado; "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo; "Vidas Secas", de Graciliano Ramos; "Antologia Poética", de Vinícius de Moraes e "As Cidades e as Serras", de Eça de Queiros.

Biologia

Em biologia, segundo os estudantes ouvidos pelo UOL Vestibular, foram cobrados conceitos básicos, como hormônios e ecossistemas. Segundo a estudante Aline Bonfá, 21, a prova foi "muito conceitual", pediu muito conteúdo. "Mas quem estudou o mínimo conseguiu fazer [e ir bem na prova]", disse.

"O candidato tinha de saber os assuntos em profundidade para conseguir fazer as questões" na opinião de Rafael Bonametti.

Para Rodrigo Lopes Monteiro, 18, a pergunta mais complicada era uma que pedia diversos conceitos de ecologia, tais como formação de chuva ácida, ecossistema aquático e cadeia alimentar. "Estava difícil, mas consegui fazer", disse o candidato a uma vaga em engenharia química.


Segunda fase

A segunda fase do vestibular 2010 da Unicamp é constituída de oito provas dissertativas, cada uma delas composta por 12 questões e valor total de 48 pontos. As avaliações acontecem entre os dias 10 e 13 de janeiro, de acordo com o calendário a seguir:
Dia 10 - Língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e ciências biológicas;
Dia 11 - química e história;
Dia 12 - física e geografia;
Dia 13 - matemática e inglês.

O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de duas horas e 30 minutos.

Primeira fase

A abstenção na primeira fase foi um pouco maior que no vestibular passado: 5,3% contra 4,6% no ano anterior. Dos 55.484 inscritos no vestibular 2010, 2955 candidatos não compareceram para fazer o exame.


O tema geral da prova foi "Gerações". As propostas para a redação e as 12 questões gerais foram formuladas a partir desta temática.



Outras informações podem ser obtidas no site do vestibular.

Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host