UOL Vestibular Notícias
 

10/01/2010 - 14h00

Unicamp inicia 2ª fase e dá alívio a candidatos de SP com o fim da maratona de vestibulares

Ana Okada
Em São Paulo
Atualizada às 14h07

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) iniciou a segunda fase do vestibular 2010 neste domingo (10). Os portões foram fechados às 13h45. Ao todo, 14.706 candidatos concorrem a 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).


2ª fase da Unicamp

  • Rogério Cassimiro/UOL

    Igor Bernardes Oliveira, 19, presta para engenharia química e acha que a Unicamp exige raciocínio

  • Rogério Cassimiro/UOL

    Victória Mafra, à direita, e sua amiga Camila Donegati aguardam início das provas

As avaliações da etapa decisiva da Unicamp representam alívio para candidatos de São Paulo, já que é um dos últimos grandes vestibulares do Estado. Júlia Moretti, 19, que presta a prova por uma vaga em ciências sociais, por exemplo, afirma já estar "em ritmo de férias". "Passei para a segunda fase da Unicamp, por sorte. Não estou tão confiante, mas a Fuvest [aplicada na semana passada] é minha prioridade."

Igor Bernardes Oliveira, 19, faz a avaliação por uma vaga em engenharia química. "Apesar do cansaço estou confiante. É o meu segundo ano de cursinho e, após muitas provas, você aprende", diz ele, que já enfrentou vários vestibulares. "A Unicamp depende mais do raciocínio."

Depois de uma semana cheia, com as provas da Fuvest, Camila Donegati Romano, 17, que quer cursar farmácia e bioquímica, diz que está "zerada" do cansaço físico de tantos exames. "Descansei entre a Fuvest e a Unicamp, mas minha cabeça continua a mil", revela.

Após o exame, o UOL Vestibular trará a correção do exame elaborada por professores do Curso e Colégio Objetivo.


Atrasados

Na Unip (Universidade Paulista) Paraíso, um dos locais de prova do vestibular, na zona sul da capital paulista, três vestibulandos se atrasaram para a prova.

No entanto, apenas Renata Tanigava, 17, treineira de exatas, quis comentar o motivo da perda da prova. "Vim de Guarulhos e peguei muito trânsito. Cheguei às 13h50", conta.

Segunda fase

A segunda fase do vestibular 2010 da Unicamp é constituída de oito provas dissertativas, cada uma delas composta por 12 questões e valor total de 48 pontos. As avaliações acontecem entre os dias 10 e 13 de janeiro, de acordo com o calendário a seguir:

Dia 10 - Língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e ciências biológicas;
Dia 11 - química e história;
Dia 12 - física e geografia;
Dia 13 - matemática e inglês.

O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de duas horas e 30 minutos.

Primeira fase

A abstenção na primeira fase foi um pouco maior que no vestibular passado: 5,3% contra 4,6% no ano anterior. Dos 55.484 inscritos no vestibular 2010, 2955 candidatos não compareceram para fazer o exame.


O tema geral da prova foi "Gerações". As propostas para a redação e as 12 questões gerais foram formuladas a partir desta temática.


Outras informações podem ser obtidas no site do vestibular.

Leia mais
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: envie seu texto
Atualidades: veja os últimos temas
Dicas de português: confira os erros mais comuns
Conheça a concorrência dos principais vestibulares

Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host