|
15/11/2009 - 18h34 Confira a resolução comentada da 1ª fase do vestibular 2010 da Unicamp Da Redação Em São Paulo A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) realizou neste domingo (15), a primeira fase de seu vestibular 2010. O UOL Vestibular traz a correção do exame, elaborada por professores do curso e colégio Objetivo.
A prova da primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) tratou sobre "conflito de gerações". O tema dividiu as opiniões dos estudantes. Para Natália Palharini, que presta gestao empresarial, "quem estudou caprichou". Mas, como a jovem passou por processo de depressão neste ano, ela imagina que não tenha se saído tão bem assim no exame. Ela foi a primeira candidata a deixar o local de prova na rua Apeninos, em São Paulo. O vestibulando de artes cênicas, Vinícius Miller dos Santos, 18, saiu da prova "tenso". Ele explica: "Achei muito difícil porque é tudo dissertativo". Para ele, a área de exatas foi o maior desafio. "A redação estava mais fácil", conta Vinícius que decidiu escrever uma carta. Já Karina Tavares, 17, candidata a engenharia química, achou o tema da redação muito abstrato, o que, para ela, apresentou dificuldade. "Nunca tinha visto um tema assim", disse a garota que optou pela dissertação. Atrasada chega com bebê de coloGraicy Vital, 17, chegou com seu filho Enzo, de 14 dias, apenas um minuto após o fechamento dos portões para a primeira fase da Unicamp.Sua mãe, a advogada Vera Vital, 45, ainda tentou conversar com a organização. Mas sem sucesso. "Foi um minuto só, ela está com o bebê no colo e não podia correr", dizia a mãe tentando negociar com a organização pelo interfone do prédio da Unip na rua Apeninos. A jovem veio de carro do Tucuruvi juntamente com a mãe e o bebê. Eles sairam de lá às 12h40. Segundo Vera, havia avenidas bloqueadas na zona norte, o que dificultou o acesso ao local de provas, na zona sul. O plano era que, durante o exame, Enzo ficasse com a avó, que solicitaria a presença da mãe se fosse necessário amamentar o bebê. Na entrada para a prova, o clima geral era de apoio aos vestibulandos. A estudante Caroline Alice de Camargo Valente, 19, que vai prestar vestibular para medicina, chegou ao local de prova em São Paulo, acompanhada de seus pais e de seus dois cachorros, o Zé e a Maria. Para ela, nesse momento "o que pega é o nervosismo". O comerciante Roberto Valete, 53, pai de Caroline, conta que a filha vai prestar dez vestibulares em todo o país. "Mas ela prefere Unifesp [Universidade Federal de São Paulo]", diz. O cachorro Zé já faz uma homenagem à universidade preferida de sua dona e a acompanha com o pelo em estilo moicano, como praxe no trote da instituição federal. Para as provas da Unifesp, o moicano vai estar tingido de vermelho - exatamente como na recpeção dos calouros. "Essa é só uma prévia", conta o pai. A mãe, a assistente social Vera Alice de Camargo Valente, 53, também está na expectativa. Em 2008, ela também acompanhou a filha nas provas, mas neste ano a apreensão está maior depois de um ano de cursinho. No dia 16 de dezembro, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulga a lista dos candidatos que passaram para a segunda fase da Unicamp 2010.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012. |