UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


15/11/2009 - 20h44
Coletânea mais curta ajudou na redação da Unicamp 2010; prova teve nível médio
Simone Harnik
Em São Paulo
A coletânea de textos mais enxuta foi um elemento que ajudou os vestibulandos a elaborarem a redação da primeira fase do vestibular 2010 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), disseram especialistas de cursinhos ouvidos pelo UOL Vestibular.



A prova, realizada neste domingo (15), cobrou a elaboração de um texto e 12 perguntas discursivas sob a temática de "gerações".

Patrícia Araujo
Segundo professores ouvidos pelo UOL Vestibular. prova teve nível "médio"
Patrícia Araujo/UOL
Graicy Vital, 17, chegou atrasada à prova com o filho Enzo, de 14 dias nos braços
ATRASADA CHEGA COM BEBÊ
CÃES ACOMPANHAM A DONA
CORREÇÃO ONLINE DA PROVA

Redação

"Foi uma prova muito boa, com uma nova qualidade: a diminuição da quantidade de textos da coletânea. E também havia duas imagens, o que facilita muito", avalia a coordenadora de português do Etapa, Célia Passoni.

A opinião é compartilhada pelo coordenador do Anglo Vestibulares, Luis Ricardo Arruda: "Os textos também estão mais fáceis de fazer a ponte com o que é pedido nas propostas. Foi uma evolução muito boa", disse.

O vestibulando pode, tradicionalmente, escolher entre três formatos de texto: uma dissertação, uma carta ou uma narração. De acordo com o coordenador de português do curso Objetivo, Francisco Achcar, a carta foi o mais difícil dos três.

"A narração depende de os candidatos terem talento. Já a dissertação cobra a capacidade de manipular argumentos. E, este ano, a carta dependia de conhecimentos mais especializados, pois cobrava familiaridade com um ambiente empresarial e com a modernização".

Química

"Foi uma prova sem problemas. As duas pedem temas clássicos da química e abordam assuntos recorrentes. Não foram difíceis; médias, no máximo", avalia o coordenador do Objetivo, Antonio Mario Salles.

Uma das perguntas abordou o escurecimento de cabelos, por meio de tintas, e as reações químicas adotadas. A outra, falou das rugas. O conhecimento cobrado foi de cálculo estequiométrico e de química orgânica, principalmente.

"Química é a disciplina, junto com física, que vai selecionar mais os candidatos", avalia o coordenador do Etapa, Edmilson Motta.

Geografia

Abordou temas que se discutem muito em sala de aulas, afirmou o professor de geografia do Objetivo, Eduardo Lucchesi. "Um é o tema de evolução de população e o outro sobre uso do solo e sobre o desmatamento. São dois assuntos que têm sido abordados no ensino médio. A prova tem bom senso e está equilibrada", afirma.

Física

O nível de dificuldade foi considerado fácil pelo coordenador de física do Objetivo, Eduardo Figueiredo. "A primeira questão exigia aplicação direta de equação. E a segunda pedia duas continhas. Era preciso saber conteúdo, embora muito simples", avaliou.

Biologia

"As questões foram bem feitas e o assunto dominante foi o da saúde", diz. "A primeira fala sobre casamento consanguíneo e a segunda, sobre hipertensão arterial", diz o coordenador do Objetivo, Luiz Carlos Bellinello. "Foram questões bem simples, tradicionais", completa Motta, do Etapa.

Matemática

Na avaliação do coordenador do Objetivo, Giuseppe Nobilioni, o nível de dificuldade foi médio. Uma questão de geometria e outra de álgebra compuseram o exame. "Uma delas dava um gráfico mostrando a variação populacional de jovens, adultos e idosos. Era possível resolver por semelhança de triângulos", orienta. A outra, segundo ele, cobrava uma regra de três.

História

Para o coordenador de história do Objetivo, Daily de Matos, a prova foi muito bem elaborada e sem nenhuma dubiedade. "Ficou bem claro que a Unicamp tem preocupação com o aluno de escola pública e cobrou interpretação de texto." O nível de dificuldade foi considerado médio.

Para o coordenador do Etapa, Motta, o item "a" das duas perguntas de história exigia apenas interpretação de texto. Já o "b" cobrava respostas bem abertas. "Não se espera que o estudante faça um tratado sobre o assunto, por isso o espaço foi suficiente", avaliou.

Leia mais
"Conflito de gerações" foi tema da prova
Com bebê no colo, candidata chega um minuto atrasada
Até cachorro leva candidata para 1ª fase
Portões em escola de SP foram fechados pontualmente às 13h45
Fique por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares
Aprenda mais sobre física com situações reais
Alongamentos ajudam a enfrentar maratona de provas
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Banco de redações: envie seu texto
Atualidades: veja os últimos temas
Dicas de português: confira os erros mais comuns
Conheça a concorrência dos principais vestibulares

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS