UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


21/05/2009 - 18h27
Fuvest define como serão provas específicas da 2ª fase para 2010
Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 18h42

O Conselho de Graduação da USP (Universidade de São Paulo) aprovou, nesta quinta (21), quais serão as disciplinas específicas cobradas na segunda fase a partir de 2010.

  • Consulte aqui as provas da segunda fase de seu curso na Fuvest 2010


  • Com as mudanças anunciadas, as disciplinas específicas variam de acordo com a carreira pretendida, com ênfase em exatas, biológicas ou humanas. As provas serão aplicadas no terceiro dia da segunda fase.

  • USP aprova mudanças na Fuvest 2010
  • Para pró-reitora, não há motivo de aflição
  • Enquete: o que você achou da mudança na Fuvest? Vote!
  • Deixe seu comentário sobre as alterações no vestibular
  • Cursinhos divergem sobre novo modelo da Fuvest
  • Novo projeto de Fuvest se aproxima do Enem
  • Unesp também vai mudar o vestibular


  • O conteúdo das provas foi definido pelas unidades da USP. As notas das provas da segunda fase terão o mesmo peso, valendo 100 pontos cada uma, com questões de igual valor, exceto a primeira, em que a redação valerá 50 pontos.

    O manual do candidato está previsto para ser divulgado a partir do dia 3 de agosto.

    1ª faseEliminava e dava pontos para a classificação final dos candidatosSó elimina quem não atinge a nota de corte. Não rende pontos na classificação
    2ª faseAvaliava apenas as disciplinas específicas de cada curso. Cada candidato tinha até quatro dias de exame. Todos os vestibulandos realizavam a prova de português no primeiro dia. O número de pontos na segunda fase variava de acordo com a carreira, com total máximo de 160 pontosSerá restrita a três dias. O primeiro continua igual. No segundo dia, haverá uma prova com 20 questões de química, biologia, matemática, física, geografia e história. No último dia é a vez das questões específicas - 12 perguntas de até três matérias escolhidas por curso
    Como era Como fica

    Habilidades específicas

    Os candidatos às carreiras de artes plásticas e música serão submetidos a um conjunto de provas de habilidades específicas, de caráter eliminatório, antes da primeira fase.

    Já aqueles que concorrerem às carreiras de artes cênicas, arquitetura, curso superior do audiovisual e design, terão provas de habilidades de caráter classificatório e realizadas na segunda fase do vestibular, no quarto dia de exames. Ao conjunto das provas específicas será atribuído o máximo de 100 pontos.

    Mudanças no vestibular

    A USP aprovou em abril as mudanças para o processo seletivo. O novo formato de vestibular manterá a primeira fase com 90 questões - mas as provas da segunda fase foram alteradas.

    A primeira fase também passou a ser eliminatória - ou seja, a nota não conta mais no final do processo seletivo para classificar os estudantes. Apenas elimina quem não tiver desempenho suficiente para chegar à etapa final.

    A segunda fase do vestibular vai avaliar todas as matérias do ensino médio. Até a Fuvest 2009, só disciplinas relacionadas ao curso pretendido eram alvo de exames.

    No primeiro dia da segunda fase, o candidato resolverá uma prova de português com dez questões discursivas, mais uma redação. No segundo dia, será a vez de 20 perguntas de biologia, química, física, matemática, história, geografia e inglês. Já o terceiro dia terá 12 questões que variam conforme o curso.

    Contextualização

    A USP também pretende incluir questões contextualizadas na segunda fase, que abarquem conhecimentos de mais de uma disciplina - as chamadas perguntas interdisciplinares. De acordo com a proposta da instituição, uma maneira de se cobrar o conteúdo de maneira integrada é fazendo enunciados que exijam a resolução de problemas.

    Enem

    A utilização da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será mantida, para ajudar o vestibulando quando for o caso. Quem tiver uma boa média, poderá aproveitá-la em até 20% do total de pontos da primeira fase.

    Como a primeira fase será descartada na classificação final, a nota do Enem passa a ajudar só para chegar até a etapa decisiva. Na hora de conseguir a vaga mesmo, na segunda fase, o Enem não renderá pontos.

    Leia mais
    Documento da USP indica que Fuvest deve mudar este ano
    Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
    Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Gripe suína e medo de uma pandemia
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Confira a concorrência dos principais vestibulares


    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS