UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


17/04/2009 - 08h30
Fuvest 2010: para pró-reitora da USP, não há motivos para aflição dos vestibulandos
Da Redação*
Em São Paulo
Atualizada às 8h47
A pró-reitora de graduação da USP (Universidade de São Paulo), Selma Garrido Pimenta, afirmou ontem (16) que não há motivos para aflição entre os estudantes que já estão se preparando para o exame da Fuvest. O Conselho de Graduação da USP aprovou mudanças para o próximo processo seletivo na tarde de ontem.

Segundo ela, as novas características do vestibular Fuvest para ingresso nos cursos de graduação da USP não representam uma total ruptura com o que já vem sendo realizado. O conteúdo é o mesmo, sendo mantidos os mesmos programas das disciplinas.


Cris Castello Branco/UOL
Fuvest 2010: primeira fase será apenas eliminatória e três dias de provas discursivas
REDAÇÃO: CANDIDATO MANDA RECADO
MAIS ALUNOS DA REDE PÚBLICA
COMEMORAÇÃO DOS APROVADOS
TROTE "PROFISSIONAL" NA USP
A professora também tranquiliza os candidatos em relação ao anúncio da relação de disciplinas do terceiro dia por carreira. "A divulgação será feita de maneira antecipada, no máximo na data da divulgação da resolução do vestibular - mas estamos fazendo um esforço para que este anúncio seja feito antes mesmo disso", anunciou.

Menos estresse

Uma das principais modificações anunciadas foi transformar a primeira fase em eliminatória (antes ela era classificatória também). Isso tem como objetivo aprimorar a seleção baseada no mérito. "Estudos e análises realizados pelo GT [Grupo de Trabalho] Vestibular demonstraram que o desempenho na primeira fase tem sido pouco preditivo do bom aluno que se revela na segunda fase", explica Selma.

A redistribuição de dias e horas de provas - a segunda fase terá três dias de exame - procurou atender a demandas dos próprios estudantes que se queixavam de cansaço e estresse causado pela maratona de provas.

1ª faseEliminava e dava pontos para a classificação final dos candidatosSó elimina quem não atinge a nota de corte. Não rende pontos na classificação
2ª faseAvaliava apenas as disciplinas específicas de cada curso. Cada candidato tinha até quatro dias de exame. Todos os vestibulandos realizavam a prova de português no primeiro dia. O número de pontos na segunda fase variava de acordo com a carreira, com total máximo de 160 pontosSerá restrita a três dias. O primeiro continua igual. No segundo dia, haverá uma prova com 20 questões de química, biologia, matemática, física, geografia e história. No último dia é a vez das questões específicas - 12 perguntas de até três matérias escolhidas por curso
Como era Como fica
Questionada se há mais mudanças em vista, a professora reiterou que nada neste tipo de processo "é feito de forma brusca". Mas, sim, há uma agenda de avaliações para possíveis mudanças, com destaque para um projeto de unificação da primeira fase entre as três universidades estaduais paulistas: USP, Unesp e Unicamp. "Estas três instituições têm características muito parecidas, mas também têm suas especificidades que devem ser preservadas. Para avaliar como isto pode ser feito ainda temos que nos debruçar sobre esta proposta", conclui.

Perfil do selecionado

A prova do vestibular é concebida para selecionar candidatos que tenham as características valorizadas pela USP no seu quadro de alunos. Para o grupo que estudou as mudanças no vestibular, a eficiência do processo é medida pelo seu efeito preditivo, ou seja, pela mensuração do desempenho dos candidatos aprovados durante a graduação.

Para a USP, o novo modelo de vestibular deve ser um instrumento eficiente para selecionar candidatos que:
  • saibam se expressar com clareza e desenvoltura;
  • tenham capacidade de buscar, selecionar, organizar e interpretar informações diversas, elaborar e criticar hipóteses e argumentar sobre posições ou problemas a eles apresentados;
  • esbocem visões críticas do mundo e da sociedade em que vivemos;
  • demonstrem competência na identificação e proposição de soluções para problemas sociais, culturais, científicos e tecnológicos e
  • identifiquem seu campo de interesse e demonstrem habilidades para cursar a carreira escolhida


  • *Com informações da Agência USP
    Leia mais
    Documento da USP indica que Fuvest deve mudar este ano
    Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
    Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Confira a concorrência dos principais vestibulares

    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS