UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


19/03/2009 - 20h06
Filosofia, educação física e artes serão abordadas no novo vestibular da Unesp
Simone Harnik
Em São Paulo
O novo vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista), aprovado nesta quinta-feira (19) pela instituição, traz, além de modificações no formato da prova, a cobrança de conteúdos ainda não tradicionais nos processos seletivos paulistas. Filosofia, educação física e artes são disciplinas que devem ser avaliadas, segundo a nova proposta de seleção.


Para o coordenador-geral do curso Anglo, Nicolau Marmo, a cobrança das disciplinas é uma incógnita. "Tem escolas que já oferecem esse conteúdo, mas é necessário que a Unesp divulgue um programa do que será cobrado", afirma. "Educação física, em escola, é jogar futebol, voley, o que será cobrado?"

Cris Castello Branco / UOL
Ao todo, 61.645 fizeram as provas
do vestibular 2009 da Unesp
ÁLBUM DE FOTOS DE 2009
RESOLUÇÃO COMENTADA DA UNESP
Na opinião do professor Marmo, a mudança deixa pouco tempo para que as escolas se preparem para as mudanças.

O coordenador do Etapa, Edmilson Motta, já é mais otimista. "Acredito que a cobrança das novas disciplinas não aconteça por envolvendo aspectos mais técnicos e específicos. Arte até já era presente no vestibular. E filosofia, acredito que, como essência, será avaliada em questões que exijam leitura mais atenta", pontua.


"Acredito que as mudanças não afetam tanto assim o vestibulando, vemos que quem se preocupa em estudar as várias disciplinas acaba indo bem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], na Fuvest e em outros vestibulares", diz.

Aproximação com a escola publica

De acordo com a coordenadora do curso Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, o processo seletivo da Unesp sempre teve uma preocupação em dar oportunidades para os alunos da escola pública paulista, principalmente do interior do estado. As alterações aprovadas nessa quinta, segundo ela, não devem afetar o estudante da rede estadual.

"A Unesp está tentando um caminho para contemplar o que já é ensinado no ensino médio, para se aproximar do que o governo exige para esse nível de ensino. É uma mudança inevitável", diz.

Em seu ponto de vista, as alterações são positivas: "O vestibular vai exigir conhecimento de todas as disciplinas. É necessário ter uma visão ampla. Por exemplo, um engenheiro precisa saber o que é a crise econômica mundial. Serão cobradas questões de cunho geral", avalia.

Vestibular da Unesp se aproxima do Enem

Para Leandro Tessler, coordenador da Comvest (Comissão Permanente para os vestibulares) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o formato do novo vestibular da Unesp se aproxima ao da Unicamp que, por sua vez, inspirou a criação do Enem.

"Gostei bastante do projeto e ele está andando em uma boa direção. Ele faz uma integração maior com o que já é praticado no ensino médio. E isso é muito positivo", afirma. "E a prova em duas fases permite uma pré-seleção dos candidatos, o que torna a correção das questões dissertativas mais precisa."

Em 2009, o vestibular da Unesp teve 75.003 inscritos, que concorreram a 6.374 vagas em 153 opções de cursos em 18 cidades. O curso mais concorrido foi o de medicina de Botucatu, com 115,6 candidatos por vaga.

Leia mais
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
Dicas de português: veja os erros mais comuns
Confira a concorrência dos principais vestibulares

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS