|
16/12/2007 - 21h19 Metrô nega pane ou atraso neste domingo Da redação Em São Paulo Em nota oficial enviada ao UOL Vestibular, o assessor de imprensa do Metrô de São Paulo, João Carlos de Oliveira, negou que tenha havido falha técnica ou atraso nos trens neste domingo (16). Candidatos que perderam o primeiro dia de provas do vestibular 2008 da Unesp (Universidade Estadual Paulista) atribuíram o atraso a uma pane do metrô. Veja íntegra da nota: "No período mencionado na notícia da UOL (ou seja, a partir das 10h da manhã até o presente), no dia de hoje, 16/02/07, a única ocorrência registrada pelo Centro de Controle Operacional do Metrô se refere ao desligamento da rede por 1m27s (das 13h59m32s às 14h00m59s), na Linha 3 Vermelha, no trecho entre as estações Santa Cecília e Barra Funda, devido à entrada de um usuário na área proibida. No prazo referido (1m27s), o usuário foi retirado e a circulação dos trens foi retomada e assim prossegue até o presente." O estudante José Ricardo de Almeida Fernandes, 18, encontrou os portões fechados ao chegar para fazer a prova no início da tarde. Ele disse que o transporte ficou parado por 20 minutos e que isso o fez chegar atrasado ao local, na Barra Funda, na zona oeste da capital paulista.
O candidato ao curso de medicina Felipe Vitorino, 18, também disse que foi prejudicado pelo problema no metrô. "Ficamos parados uns 15 minutos na estação Marechal Deodoro. Agora não posso nem vir fazer os outros dois dias de vestibular, porque complica minha pontuação total", disse ele, que só prestou em universidades públicas de São Paulo. Michele Santos da Silva, 17, saiu da Zona Leste às 13h e teve que esperar a volta do funcionamento do metrô para chegar ao local de prova, também na Barra Funda. Resultado: cinco minutos de atraso a deixaram praticamente de fora do vestibular. "Eu ia prestar para educação física, agora nem sei mais o que fazer", contou. Os estudantes que perderam a hora poderão fazer as demais provas deste processo seletivo, mas terão reduzidas as chances de passar num dos concursos mais disputados do Estado de São Paulo -- eles não terão a pontuação do primeiro dia. Na última sexta-feira (14), duas linhas do metrô de São Paulo operaram com baixa velocidade e provocaram atrasos e tumulto em algumas estações. Os problemas haviam começado às 4h40, com uma falha em um equipamento da linha 1-azul, que liga as estações Jabaquara e Tucuruvi. De acordo com informações do Centro de Controle Operacional do Metrô, o fluxo foi normalizado na manhã de sexta. Um funeral no caminhoOutro vilão que atrasou os vestibulandos na chegada ao locais de exame foi o trânsito congestionado nas proximidades das escolas.
Letícia Antunes, 20, não teve a mesma sorte. Em busca de uma vaga no curso de medicina, ela contou que saiu cedo de casa, mas no meio do caminho lembrou do documento de identidade que havia deixado para trás. "Voltei para buscar e acabei perdendo o horário. Cheguei às 14h03 e encontrei o portão fechado". Por causa de dois minutos de atraso, Elaine Mendes Ramalho, 17, não conseguiu pegar o portão aberto. A razão alegada foi a distância entre sua casa e o local onde estava selecionada para fazer a prova. "Não vou desistir, venho fazer o vestibular nos outros dois dias", garantiu a candidata ao curso de química. Mayra Rique, 18, saiu de Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo, ao meio dia. Segundo a candidata de educação física, a demora do ônibus fez com que chegasse à zona oeste às 14h07. "Fiz um ano de cursinho e só me inscrevi na Unesp. Apesar de ter pouca chance de passar vou tentar fazer as próximas avaliações". Abstenção no 1º diaDos 91.065 inscritos para o vestibular 2008 da Unesp, 21,3% (19.396) faltaram ao exame deste domingo. A percentagem de ausentes no ano passado foi de 21,1% -apenas 0,02 ponto percentual a menos do que o registrado neste concurso.A cidade com maior índice de abstenção foi São Paulo, com 26,8% de candidatos ausentes (5.368). Campinas ficou em segundo lugar, com 21,3% de abstenção (1359 ausentes). Neste domingo, a prova foi aplicada para 71.669 candidatos. Eles disputam 6.244 vagas em 150 opções de cursos oferecidos em 17 cidades do Estado de São Paulo. Com uma relação candidato/vaga de 119,6, o curso de medicina, em Botucatu, lidera a concorrência no vestibular 2008 da Unesp. São 10.765 inscritos para 90 vagas. A convocação para matrícula e lista de espera devem sair em 1º de fevereiro de 2008. As matrículas estão marcadas para os dias 11 e 12 de fevereiro, na unidade onde o curso é oferecido. |