UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


16/12/2007 - 15h43
Atrasados para o vestibular 2008 da Unesp culpam metrô
Mariana Tramontina
Em São Paulo*
  • Como você se saiu na prova da Unesp?


  • Candidatos que perderam o primeiro dia de provas do vestibular 2008 da Unesp (Universidade Estadual Paulista) atribuíram o atraso a uma pane nas linhas do metrô de São Paulo, na manhã deste domingo (16).

    Segundo José Ricardo de Almeida Fernandes, 18, o transporte ficou parado por 20 minutos e ele se atrasou para chegar ao local de exame, na Barra Funda, na zona oeste da capital paulista.

    Di Campos/UOL
    Felipe Vitorino disse que ficou parado por 15 minutos no metrô e perdeu a prova
    "Saí do trabalho às 11h, na Vila Mariana. Não tive culpa do problema e não me deixaram entrar para fazer a prova", lamenta José Ricardo, que ia tentar uma vaga no curso de educação física.

    O candidato ao curso de medicina Felipe Vitorino, 18, também disse que foi prejudicado pelo problema no metrô. "Ficamos parados uns 15 minutos na estação Marechal Deodoro. Agora não posso nem vir fazer os outros dois dias de vestibular, porque complica minha pontuação total", disse ele, que só prestou em universidades públicas de São Paulo.

    Michele Santos da Silva, 17, disse que saiu da Zona Leste às 13h e teve de esperar a volta do funcionamento do metrô para chegar ao local de prova, também na Barra Funda. Resultado: cinco minutos de atraso a deixaram praticamente de fora do vestibular. "Eu ia prestar para educação física, agora nem sei mais o que fazer", contou.

    Os estudantes que perderam a hora poderão fazer as demais provas deste processo seletivo, mas terão reduzidas as chances de passar num dos concursos mais disputados do Estado de São Paulo -- eles não terão a pontuação do primeiro dia.

    A equipe de reportagem do UOL Vestibular tentou ouvir a administração do Metrô sobre o problema apontado pelos estudantes. Até o final da tarde deste domingo, ninguém havia atendido às ligações feitas pelo UOL.

    Na última sexta-feira (14), duas linhas do metrô de São Paulo operaram com baixa velocidade e provocaram atrasos e tumulto em algumas estações.

    Os problemas haviam começado às 4h40, com uma falha em um equipamento da linha 1-azul, que liga as estações Jabaquara e Tucuruvi. De acordo com informações do Centro de Controle Operacional do Metrô, o fluxo foi normalizado na manhã de sexta.

    Um funeral no caminho

    Outro vilão que atrasou os vestibulandos na chegada ao locais de exame foi o trânsito congestionado nas proximidades das escolas.

    Di Campos/UOL
    Mayra Rique fez um ano de cursinho e vai arriscar nos dois próximos exames da Unesp
    Mayrah Rufino Félix, 19, conseguiu entrar para fazer a prova apenas um minuto antes de fechar o portão. "Saí cedo de casa, mas um funeral acabou me prendendo no trânsito. Achei que não fosse chegar a tempo", disse, eufórica.

    Letícia Antunes, 20, não teve a mesma sorte. Em busca de uma vaga no curso de medicina, ela contou que saiu cedo de casa, mas no meio do caminho lembrou do documento de identidade que havia deixado para trás. "Voltei para buscar e acabei perdendo o horário. Cheguei às 14h03 e encontrei o portão fechado".

    Por causa de dois minutos de atraso, Elaine Mendes Ramalho, 17, não conseguiu pegar o portão aberto. A razão alegada foi a distância entre sua casa e o local onde estava selecionada para fazer a prova. "Não vou desistir, venho fazer o vestibular nos outros dois dias", garantiu a candidata ao curso de química.

    Mayra Rique, 18, saiu de Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo, ao meio dia. Segundo a candidata de educação física, a demora do ônibus fez com que chegasse à zona oeste às 14h07. "Fiz um ano de cursinho e só me inscrevi na Unesp. Apesar de ter pouca chance de passar vou tentar fazer as próximas avaliações".

    Abstenção no 1º dia

    Dos 91.065 inscritos para o vestibular 2008 da Unesp, 21,3% (19.396) faltaram ao exame deste domingo. A percentagem de ausentes no ano passado foi de 21,1% -apenas 0,02 ponto percentual a menos do que o registrado neste concurso.

    A cidade com maior índice de abstenção foi São Paulo, com 26,8% de candidatos ausentes (5.368). Campinas ficou em segundo lugar, com 21,3% de abstenção (1359 ausentes).

    Neste domingo, a prova foi aplicada para 71.669 candidatos. Eles disputam 6.244 vagas em 150 opções de cursos oferecidos em 17 cidades do Estado de São Paulo.

    Com uma relação candidato/vaga de 119,6, o curso de medicina, em Botucatu, lidera a concorrência no vestibular 2008 da Unesp. São 10.765 inscritos para 90 vagas.

    A convocação para matrícula e lista de espera devem sair em 1º de fevereiro de 2008. As matrículas estão marcadas para os dias 11 e 12 de fevereiro, na unidade onde o curso é oferecido.

    Leia mais

    Veja resolução comentada da 1ª prova da Unesp

    Sai gabarito do 1º dia da Unesp

    Vestibulandos vêem matemática como "vilã" da Unesp

    * Texto atualizado às 21h42

    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS