Topo

Trote solidário: calouros da USP doam cabelo para crianças com câncer

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

11/02/2015 13h09

Os veteranos da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) prepararam atividades solidárias para a recepção dos calouros neste ano. Além da doação de livros, os chamados “bixos” vão poder cortar o cabelo para ajudar crianças com câncer.

Quem viu Tiago Prado, 19, chegando com o longo cabelo ruivo para ser cortado não acreditou. “Esse cabelo vale ouro”, disse um dos voluntários do projeto “Rapunzel Solidária”, que recolhe as madeixas para produzir perucas para o Hospital do Câncer.

Tiago foi o primeiro cabeludo a passar pelas tesouras do pessoal do projeto. “Eu já queria cortar o cabelo antes", afirmou o calouro de engenharia mecânica que estava acompanhado pela mãe Cristina. Quando soube da iniciativa pensou: "por que não?”.

Ingressante no curso de engenharia mecânica, Alex Ichige, 19, foi o segundo a sentar na cadeira para ter os cabelos cortados. Ele não quis raspar. “O meu cabelo estava há cinco anos sem cortar”, disse aos risos. “Eu acabei não cortando inteiro porque quero que cresça para eu doar novamente.”

O pai, Eduardo Ichige, de 52 anos e também engenheiro mecânico, foi acompanhar o processo. “Para mim é um orgulho duplo, primeiro por ele ter entrado na Poli e agora por ele ter tomado essa iniciativa de fazer a doação dos cabelos”, diz.

Para doar, é necessário ter no mínimo 15 centímetros de cabelo. Os voluntários, então, prendem as madeixas secas com um elástico bem firme e o cortam.

Matrícula

A matrícula presencial para os aprovados da Fuvest (Fundação para o Vestibular) 2015 acontece entre hoje (11) e amanhã.

O cadastro exigirá o comparecimento do candidato ou de seu procurador legalmente constituído para assinatura de lista de matrícula e entrega dos documentos no serviço de graduação da unidade (escola, faculdade ou instituto) responsável pelo curso para o qual o estudante foi convocado.

A divulgação da quarta chamada será no dia 18 de fevereiro, com matrícula presencial no dia 20 do mesmo mês. A quinta chamada acontece em 24 de fevereiro e a matrícula ocorre em 26 do mesmo mês.