Topo

Mesmo sem água, calouros da Poli-USP tomam banho em poça de lama

Junior Lago/UOL
Imagem: Junior Lago/UOL

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

11/02/2015 14h07

Apesar de não terem contratado carro-pipa para fazer o tradicional banho de lama, os alunos da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) aproveitaram uma poça formada pela chuva.

“Este ano não trouxemos água. Essa poça está aí por conta da chuva de ontem”, afirmou Fernando Aguiar, 21, estudante de engenharia civil e um dos organizadores do evento. Ele havia afirmado à reportagem que o trote de 2015 não contaria com o tradicional banho de lama devido à crise hídrica de São Paulo.

A recepção aos calouros no primeiro dia de matrículas dos aprovados na Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) contou com muita tinta, farinha, ovos e brincadeiras, como cabo de guerra. Muitos matriculados desprevenidos foram embora sujos, já que por conta do baixo nível dos reservatórios não foram disponibilizados chuveiros para banho.

Foi o caso de Rafaela Baldy, de 21 anos, caloura do curso de engenharia metalúrgica e de materiais. “Eu gostei bastante do trote. Os veteranos foram bem receptivos. Jogaram tinta, ovo e café”, conta a estudante que veio acompanhada por um familiar.

Essa foi a mesma impressão de Marjorie Muniz, 18, caloura do curso de engenharia elétrica. “Os veteranos foram muito legais comigo. Eles já começaram o contato com a gente pelo Facebook, então estamos muito mais tranquilos aqui.”

Matrícula

A matrícula presencial para os aprovados da Fuvest 2015 acontece entre hoje (11) e amanhã. O cadastro exigirá o comparecimento do candidato ou de seu procurador legalmente constituído para assinatura de lista de matrícula e entrega dos documentos no serviço de graduação da unidade (escola, faculdade ou instituto) responsável pelo curso para o qual o estudante foi convocado.

A divulgação da quarta chamada será no dia 18 de fevereiro, com matrícula presencial no dia 20 do mesmo mês. A quinta chamada acontece em 24 de fevereiro e a matrícula ocorre em 26 do mesmo mês.