Topo

Por causa da falta de água, trote da USP fica sem tradicional banho de lama

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

11/02/2015 12h07

Por causa da crise hídrica de São Paulo, os alunos da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) decidiram retirar da recepção aos calouros o tradicional banho de lama. A recepção aos calouros começa nesta quarta (11) no primeiro dia de matrícula presencial.

No ano passado, os veteranos contrataram um caminhão-pipa com água de reuso (que não pode ser ingerida) para garantir a atividade. “Não dá para a gente negar o baixo nível nos reservatórios e desperdiçar 10 mil litros de água em uma matrícula”, afirma Fernando Aguiar, 21, estudante de engenharia civil e um dos organizadores do evento. 

Segundo ele, nos anos anteriores a universidade cedia a água que seria utilizada. Já em 2014, no começo da crise, a USP passou a não oferecer o líquido. Os calouros aprovaram o fim do banho de lama.

Seria desperdício

“Acho que está certo não ter este ano. Está faltando água e a gente tem que respeitar isso. O exemplo tem de vir de todos os lugares”, afirma Mariana Zylbersztajn. Ela havia passado na Poli em 2014 para engenharia de petróleo, mas desistiu para tentar uma vaga em engenharia de produção – e conseguiu.

Vinicius D’Agosto, 17, calouro de engenharia mecânica, concorda. “Acho que a gente tem que deixar de lado um pouco a tradição para pensar no que está acontecendo. O trote é uma grande brincadeira, não vai ser uma coisinha que vai estragar”, diz.  

Além da matrícula no prédio de engenharia civil, os alunos da Poli prepararam uma recepção aos calouros com muita tinta, farinha e atividades solidárias, como doação de cabelo para crianças com câncer e de livros do ensino médio ou do cursinho para alunos de baixa renda.

Matrícula

A matrícula presencial para os aprovados da Fuvest (Fundação para o Vestibular) 2015 acontece entre hoje (11) e amanhã.

O cadastro exigirá o comparecimento do candidato ou de seu procurador legalmente constituído para assinatura de lista de matrícula e entrega dos documentos no serviço de graduação da unidade (escola, faculdade ou instituto) responsável pelo curso para o qual o estudante foi convocado.

A divulgação da quarta chamada será no dia 18 de fevereiro, com matrícula presencial no dia 20 do mesmo mês. A quinta chamada acontece em 24 de fevereiro e a matrícula ocorre em 26 do mesmo mês.