Topo

Professores: matemática, física e biologia foram mais difíceis da Fuvest

Do UOL, em São Paulo

24/11/2013 21h26

Os professores de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo UOL neste domingo (24) disseram que matemática apresentou as questões mais difíceis da primeira fase do vestibular 2014 da Fuvest, aplicada hoje. As questões de biologia e física também exigiram mais dos alunos este ano, disseram.

“A prova da Fuvest foi mais difícil que a do ano passado, exigiu mais preparo e um conhecimento mais profundo do aluno”, afirma a coordenadora do Curso e Colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes. “Ela vai conseguir selecionar os mais bem preparados, mas privilegiou o pessoal de exatas”, diz.

LEIA MAIS

  • Questões de exatas foram mais difíceis, dizem candidatos da Fuvest 2014

  • Fuvest 2014: 19.867 inscritos faltaram à 1ª fase; abstenção ficou em 11,5%

  • Vestibulandos entram confiantes na 1ª fase da Fuvest 2014

Para o coordenador do Etapa, Marcelo Dias Carvalho, a primeira fase da Fuvest 2014 foi equilibrada. “É uma prova bem formulada, com dificuldade muito adequada. Houve um equilíbrio: português, história e inglês – médias - contra biologia, física e matemática, que foram um pouco mais difíceis”, afirma.

Para o professor, a prova de química manteve o grau de dificuldade do ano passado, com menos cálculos e cobranças de temas gerais. Na disciplina, os cursinhos sentiram falta de questões de físico-química.

Uma das perguntas que mais chamou a atenção dos professores foi a interdisciplinar que trazia a foto do relógio solar do campus Butantã da USP. Ela cobrava conhecimento de geografia e matemática e foi considerada por alguns como a mais difícil da prova.

Em geografia, o destaque foram os muitos mapas, que exigiam que o candidato soubesse a localização exata das regiões citadas, e questões que envolviam atualidades. História, por sua vez, apresentou enunciados curtos e três questões sobre história da África, assunto que também foi cobrado com destaque no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano.

A prova teve ainda questões sobre manifestações populares, o tufão que atingiu as Filipinas e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios, divulgado em agosto deste ano.  “Mesmo citando temas atuais, essas questões cobravam conceito. Não bastava só ter lido a notícia, era preciso saber do que a questão tratava e aplicar esses conceitos”, afirma Célio Tasinafo, do Oficina do Estudante.

Em português, os professores disseram que houve boa distribuição de temas e que as questões apresentaram dificuldade média. Entre os livros pedidos, destaque para as cinco questões sobre o “Sentimento do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, o único de poesia da lista. 

“Foi uma prova muito bem feita e não devemos ter mudanças importantes em relação à nota de corte do ano passado”, diz Tasinafo.

Problemas no gabarito

Para os professores do Anglo, duas questões da primeira fase da Fuvest 2014 podem ser anuladas. A primeira é a 51 da prova V, de geografia. “A Fuvest diz que a resposta correta é B, mas na verdade não tem resposta, porque o clima naquela região não é semiárido”, afirma Luis Ricardo Arruda, coordenador do Anglo.

Ele ainda diz que a questão 1 da prova V, de biologia, tem duas respostas possíveis, D e A, dependendo de como o estudante resolver o problema apresentado.