Topo

Primeira fase da Unicamp tem textos sobre oficinas culturais e trânsito

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

10/11/2013 18h29

Os candidatos que saíram da unidade Vergueiro, em São Paulo, da primeira fase do vestibular 2014 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) disseram nesta domingo (10) que o exame cobrou a elaboração de dois gêneros textuais: uma carta e um relatório. Este ano, o exame teve um número recorde de inscritos: 73.818 candidatos

Os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do vestibular 2014 da Unicamp aqui no UOL a partir das 19h (horário de Brasília.

Gustavo Vasconcelos, 17, está no último ano do ensino médio e pretende cursar medicina na instituição. Para ele, os temas foram uma surpresa. "Eu pensei que ia ser uma redação argumentativa, mas foi bem fácil", conta. "Na carta, você tinha que falar que era de uma associação de moradores e pedir mais mobilidade no trânsito. Já o relatório era sobre uma oficina cultural", diz.

No geral, o estudante achou a prova tranquila, mas diz que poderia ter ido melhor caso fizesse algum curso pré-vestibular. Vasconcelos vai prestar ainda Fuvest no final do mês e a federal do Rio de Janeiro.

Beatriz Martins, 17, teve dificuldade com um dos gêneros das redações. "As escolas treinam a gente para fazer principalmente a prova da Fuvest e você acaba não sabendo muito bem como escrever um relatório", diz a estudante do terceiro ano que pretende fazer odontologia.

O texto 1 também pegou Mateus Akan, 18, desprevenido. "Não era um relatório científico como a gente faz na escola, era diferente", conta. "Mas a carta estava bem tranquila para fazer. Foi fácil, esperava até um pouco mais da prova".

O candidato lembra ainda que na parte das ciências humanas havia um quadro que retratava a Revolução Francesa.

"As redações eu achei bem complicadas, porque elas eram muito amplas. Você tinha muito assunto, pouca linha, e eles restringiam o que você deveria falar, mas ao mesmo tempo era muita coisa", diz Luiza Tolentino, 16, que pretende cursar engenharia mecânica.

O candidato de engenharia civil Gustavo Correira, 16, lembra que em exatas caíram questões que abrangiam velocidade média, comprimento de onda e função quadrática.

Para Fernanda Gambini, 18, a prova da Unicamp vai ser marcada por uma confusão. "Eu acabei escrevendo a redação número 2 na número 1, e como não pode trocar a folha, eu fiz a mesma redação nas das propostas, então vou ser avaliada em só uma", lamenta. "Se não fosse por isso, eu teria ido bem".