Topo

Candidatos prestam hoje Unicamp 2014 e dizem não temer duas redações

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

10/11/2013 12h54

Os candidatos que farão hoje (10) a primeira fase do vestibular 2014 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na unidade Vergueiro, em São Paulo, dizem que não estão com medo das duas redações e 48 questões de conhecimentos gerais que o exame cobrará neste domingo.

Bruna Rossi, de 18 anos, por exemplo, afirma que deve ir bem. "Eu acho que se o aluno tem uma certa facilidade para dissertar acaba sendo algo bom para ele [ter duas redações]", diz a candidata que está prestando história.

Na hora dos estudos, ela conta que não privilegiou nenhuma instituição. "Estudei de uma forma bem singular, tentando englobar todos os vestibulares que eu iria fazer. Mas na Unicamp, querendo ou não, temos que focar mais na redação, porque o resto acaba sendo bem no nível da Fuvest e da Unesp".

João Fonseca, 17, também não vê problemas em produzir dois textos neste domingo. "Não digo que vou tirar de letra, mas acho que consigo ir bem sim", diz. O candidato de engenharia civil diz ter estudado desde o começo do ano, mas não optou por fazer cursinho.

Fora a Unicamp, o jovem diz que irá prestar Fuvest, Unesp e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Em todas pretende cursar a mesma carreira.

Os amigos Elison Evaristo Sousa, 18, e Paulo Roberto Alves de Lima, 17, estudam juntos em uma ETEC (Escola Técnica Estadual) no Jardim paulistano. Os dois pretendem entrar no curso de ciências da computação.

"Eu comecei a estudar porque desde pequeno sempre quis passar nesse curso. Por isso, tentei aprimorar meus conhecimentos com vestibulares anteriores da Unicamp", diz Elison.

Paulo conta que também utilizou essa tática e aproveitou os livros do cursinho que a irmã faz para se dedicar aos estudos. "Acho que vou bem hoje. Como esse ano o número de inscritos foi bem grande, acho que a prova vai ser complicada, mas estou preparado".

Inovação

Para a professora e diretora do cursinho do XI, Augusta Aparecida Barbosa, a Unicamp tem inovado na redação, procurando uma linguagem que está de acordo com o jovem vestibulando.

"Eles têm cobrado logo no primeiro dia as 48 questões e dois textos", diz. "Independente do assunto que cobrarem, eles querem saber é se o aluno sabe falar do mundo que o cerca".

A docente acredita que o vestibular possa cobrar novamente algo relacionado com o mundo virtual.

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR 2014 DA UNICAMP

1ª fase10/11/2013
Divulgação da lista de aprovados para a 2ª fase e locais de prova20/12/2013
2ª fase12, 13 e 14/01/2014
Provas de Habilidades Específicas (exceto para os cursos de Música)20 a 23/01/2014
Divulgação da chamada para matrícula virtual3/02/2014
Matrícula virtual4 e 5/02/2014
Divulgação da 1ª chamada para matrícula presencial7/02/2014
Matrícula da 1ª chamada12/02/2014

Enem 

Sobre o uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na composição do resultado do vestibular, a Unicamp informa que: 

  • só serão utilizadas as notas do Enem para fins de classificação para a segunda fase do vestibular caso o Ministério da Educação disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2013 até o dia 29 de novembro de 2013. Caso contrário, as notas do Enem, de 2012 ou de 2013, não serão consideradas para nenhum candidato nessa fase do vestibular;
  • só serão utilizadas as notas do Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o Ministério da Educação disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2013 até o dia 21 de janeiro de 2014. Caso contrário, as notas do Enem, de 2012 ou de 2013, não serão consideradas para nenhum candidato do vestibular.