Topo

Uerj 2014: primeiros a sair acharam 1º exame de qualificação "fácil"

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/06/2013 11h47Atualizada em 30/06/2013 21h33

Os candidatos que fizeram o primeiro exame de qualificação do vestibular Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) para 2014, na manhã deste domingo (9), classificaram a avaliação como “fácil” ou “muito fácil”. 

Já era permitido sair das salas às 9h30, meia hora após o início do processo seletivo, mas os primeiros vestibulandos começaram a deixar o Campus Maracanã, na zona norte do Rio, por volta das 10h. Nenhum candidato chegou atrasado ao local de prova.

Segundo Elizabeth Matar, coordenadora do programa de relacionamento com o ensino médio da Uerj, até as 11h nenhum candidato havia sido desclassificado. A avaliação se encerra às 13h. A taxa de abstenção do vestibular foi de 6,59%. O processo seletivo registrou 84.183 inscritos.

A outra prova da primeira fase, o segundo exame de qualificação, acontecerá no dia 8 de setembro. Os candidatos podem optar por realizar apenas um dos exames ou fazer os dois. Apenas a melhor nota será considerada.

Além da Uerj, o processo seletivo classifica candidatos para o Uezo (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) e para o curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II.

Prova tinha questões “ridículas”

Para Ana Clara Bernardezzi, 16 anos, que cursa o terceiro ano do ensino médio e já tinha feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por experiência no ano passado, a prova foi muito tranquila. “Quase todas as questões podiam ser resolvidas com a lógica. Nem precisa estar no terceiro ano pra fazer”, avaliou. “A menos fácil foi a de matemática”, apontou a jovem.

Luiza Eiras, 17, também indicou matemática como a disciplina com as questões mais complicadas. “O resto estava muito fácil”, disse. Ela saiu da sala às 10h45. “Fui a primeira a sair da minha”, contou.

As questões de ciências humanas foram descritas pelo candidato Leonardo Moll, 21, como “ridículas”. “Quem acompanha o noticiário minimamente respondeu muito facilmente. Para quem estudou, a prova estava muito tranquila”, comentou o aluno, que pretende cursar engenharia mecânica.

Admitindo que este primeiro exame foi “mais para testar”, Lucas Cardoso, 17, que já fez o vestibular da Uerj por experiência no ano passado, disse achar que se saiu “mais ou menos”. “Estava um pouco complicada. Tinha que pensar bastante e usar a lógica”, afirmou. “Vou me empenhar mais no segundo exame”, garantiu.

Davi Rafael da Silva, 20, que pretende entrar no curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, disse ter estudado dois anos para fazer a prova. “Estava muito fácil, muito mesmo”, resumiu.

O exame deste domingo teve questões objetivas, de múltipla escolha, sobre o conteúdo das seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias

A divulgação do resultado do primeiro exame de qualificação está prevista para o dia 18 de junho.

As inscrições para o segundo exame de qualificação abrem no dia 2 de julho e se encerram no dia 24 do mesmo mês. O prazo para o pedido de isenção se encerrou na última sexta-feira (7). O resultado dos isentos deve ser divulgado no dia 2 de julho no site da Uerj. Não é necessário escolher instituição ou curso nesta fase.

O candidato precisa acertar pelo menos 40% de um dos dois exames de qualificação para se classificar para o exame discursivo, segunda fase do processo seletivo, ainda sem data definida.