Topo

Uerj 2014: Vestibulanda de primeira viagem não esconde nervosismo

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/06/2013 09h59

Daniela Cavalcante, 17 anos, acordou cedo neste domingo (9). Saiu de casa, cartão de confirmação e caneta à mão, e foi fazer o primeiro vestibular da vida. Como ela, milhares de candidatos iniciaram, às 9h, o primeiro exame de qualificação do vestibular Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) para 2014. Em setembro haverá outra prova da primeira fase. Os candidatos podem optar por realizar apenas um dos exames ou fazer os dois. Apenas a melhor nota será considerada.

A adolescente não conseguia esconder o nervosismo. “Estou muito ansiosa, mas acho que estou preparada”, contou Daniela, na frente do Pavilhão João Lyra Filho, no Maracanã, zona norte do Rio, o principal local de prova da Uerj, onde chegou mais de uma hora antes do fechamento dos portões. O UOL não presenciou nenhum candidato chegar atrasado. 

Para a jovem, que decidiu tentar vaga no curso de química, é preciso estar atento durante o exame. “Os professores dizem que é uma prova que exige muita atenção do candidato, mas não é muito difícil. Tem que ter cuidado pra não se confundir com algumas cascas de banana”, comentou. O processo seletivo registrou 84.183 inscritos.

Além da Uerj, o processo seletivo classifica candidatos para o Uezo (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) e para o curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II.

O exame deste domingo tem questões objetivas, de múltipla escolha, sobre o conteúdo das seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes têm quatro horas para responder às questões.

O gabarito oficial será ainda neste domingo, no site da universidade. A divulgação do resultado do primeiro exame de qualificação está prevista para o dia 18 de junho. 

A primeira fase ainda terá outro exame, no dia 8 de setembro. As inscrições para a avaliação abrem no dia 2 de julho e se encerram no dia 24 do mesmo mês. O prazo para o pedido de isenção se encerrou na última sexta-feira (7). O resultado dos isentos deve ser divulgado no dia 2 de julho no site da Uerj. Não é necessário escolher instituição ou curso nesta fase.

O candidato precisa acertar pelo menos 40% de um dos dois exames de qualificação para se classificar para o exame discursivo, segunda fase do processo seletivo, ainda sem data definida.

Expectativa

Minutos antes de entrar no local de prova, o estudante Lucas Sá, 16, ouvia música, para relaxar. Segundo o rapaz, que está no terceiro ano e fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado, a concorrência assusta, mas não desanima. “Meu objetivo é estudar engenharia mecânica aqui na Uerj”, garantiu.

Nos momentos que antecederam a prova, muitos colegas-concorrentes se abraçavam e tentavam se tranquilizar. “Faz com calma, se concentra”, aconselhou uma vestibulanda à outra.

Algumas mães trouxeram cadeiras de praia para garantir assento durante a espera de até quatro horas pelos filhos. Outras, como Denise Cerqueira, mãe de Gabriel, 16 anos, apenas esperou o fechamento dos portões. “Eu fico nervosa por ele, mas estou confiante, porque acho que ele está preparado. Ele tem uma boa base”, confessou Denise. O filho também estreou no mundo dos vestibulares neste domingo.