Um candidato que teve sua redação escolhida entre as melhores da Fuvest 2009 mandou um recadinho ao corretor, no fim de seu texto. Depois de se esquecer de colocar o título no início da dissertação,
o vestibulando optou por ocupar a última linha e se explicou: "desculpe, só vi que precisava no final". Seu texto ganhou o título de: "As fronteiras perdendo poder".
De acordo com a diretora da Fuvest, Maria Thereza Fraga Rocco, o candidato não foi prejudicado. "A pessoa viu que era importante colocar um título. E não tem problema se ele está dentro do espaço delimitado para a redação e feito a tinta", diz.
"O que nos importa mesmo é um texto com começo, meio e fim, que fale sobre o que foi pedido, não invente moda", afirma Maria Thereza. Fica aí a dica da professora. Mas pondera: "A gente gosta de ver textos que sejam mais atraentes e que não fiquem no lugar-comum. Mas eles não podem fugir da proposta".
Outro mito que Maria Thereza desfaz é sobre as rasuras. "Não levamos em conta na nota, desde que o estudante tenha organização. A orientação é que ele faça um risco na palavra errada e escreva ao lado o termo correto", explica. E mais, letra feia também não desconta ponto, diz a diretora da Fuvest.
Veja abaixo as melhores redações da Fuvest 2009
- Leia mais
- Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
- Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
- Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
- Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
- Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
- Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
- Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
- Dicas de português: veja os erros mais comuns
- Confira a concorrência dos principais vestibulares