UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


24/03/2009 - 06h00
Fuvest 2009 teve mais redações com bom nível, diz diretora da instituição
Ana Okada
Simone Harnik
Em São Paulo
A Fuvest 2009 surpreendeu os corretores da redação positivamente. Segundo Maria Thereza Fraga Rocco, diretora da fundação que aplica o maior vestibular do país, "o número de bons textos foi consideravelmente maior do que nos outros anos". No último processo seletivo, o tema adotado para a dissertação foi "fronteiras".


"Os alunos puderam atender muito bem ao que foi pedido. E havia várias formas de trabalhar com fronteiras, desde as geográficas, até as psicológicas", explica a professora. "Fiquei satisfeita. Não é que tenha afrouxado na avaliação."

A banca corretora da Fuvest avalia três características do texto: o tema e o desenvolvimento, a estrutura e a forma de se expressar. Cada dissertação é analisada por corretores independentes e, se houver discordância entre as notas, uma "banca superior" é responsável por analisar tudo novamente.

De acordo com Maria Thereza, os textos foram sendo selecionados no próprio processo de correção. E não correspondem à totalidade dos bons textos do vestibular: isso porque só foram divulgadas redações de candidatos que forneceram sua autorização para a Fuvest. Em outras palavras, outros bons textos ficaram de fora da lista porque seus autores não autorizaram a fundação a divulgá-los.

A professora Célia Passoni, do cursinho Etapa, em São Paulo, observou que muitas das melhores da Fuvest usavam como referência elementos do cotidiano dos jovens, como por exemplo letras de músicas que têm a ver com a proposta de redação. Outra boa surpresa para a professora foi o uso de citações de passagens da filosofia e da literatura, sobretudo de leituras obrigatórias: "Você vê que as leituras vão além da obrigatoriedade e podem sustentar a argumentação candidatos; isso é muito positivo".

O professor Eduardo Antonio Lopes, do cursinho Anglo, observa que o vestibular de 2009 foi o primeiro a pedir título para a redação. Antes, o título era opcional: "uma vez que foi pedido, ele vira um quesito a mais a ser avaliado. No entanto, se uma das melhores redações teve o título colocado no pé, isso desmistifica a correção e ressalta o que nós sempre dizemos: que o conteúdo é o que mais importa."

Leia mais
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
Dicas de português: veja os erros mais comuns
Confira a concorrência dos principais vestibulares

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS