Língua Estrangeira -
As provas de língua estrangeira dos grandes vestibulares têm como foco a leitura e interpretação de texto, devido à necessidade inerente à vontade dos alunos, que é a capacidade de buscar fontes variadas de pesquisa e informação sendo, portanto, imprescindível para a vida acadêmica.
Para realizarmos uma boa leitura, vários fatores estão envolvidos: conhecimentos lingüístico, do gênero textual e de mundo. A palavra "texto" é de origem latina ("texere") e significa construir, tecer, o que nos proporciona uma excelente analogia para o entendimento do que o constitui. Não é simplesmente uma seqüência de palavras que formará um texto, e sim uma cadeia entrelaçada significativamente que aproxima as partes que o compõem.
Os referentes textuais são os mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada de idéias, garantindo a coesão textual. Cada uma das coisas escritas estabelece relações de sentido e significado tanto com os elementos que a antecedem como com aqueles que a sucedem, construindo uma cadeia significativa.
A coesão, que é responsável pela unidade do texto, vai sendo construída, desta forma, pelas articulações entre vocábulos, entre as partes de uma oração, entre as orações e entre os parágrafos que determinam os termos referenciais e conexões, dando sentido ao todo. Podemos definir coesão como a ligação de natureza gramatical ou lexical entre os elementos de uma frase ou de um texto.
Especificamente para as provas de inglês, há uma predileção para a coesão apoiada na gramática, ou seja, muitos são os exames que pedem o referencial para certos pronomes (pessoais, possessivos, relativos, demonstrativos).
O último vestibular da PUC/SP apresentou o seguinte trecho: "The rest of this exhibition reflects a culture still alive, with objects distant from us in spirit, but not in time. Yet, just as those made of wood, bark(à)"; o candidato precisava apontar qual era o referencial para o pronome demonstrativo "those", que, neste caso, é o substantivo "objects".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.