Topo

Unicamp divulga locais de provas do vestibular 2015

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 10h20

Os locais de prova da primeira fase do vestibular 2015 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) já estão disponíveis. O candidato deve fazer a consulta pela internet, no site www.comvest.unicamp.br.

A primeira etapa do processo seletivo será no dia 23 de novembro. As provas serão realizadas em 20 cidades do Estado de São Paulo, além de Brasília: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré. 

A universidade oferece 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos. Nesta edição, a Unicamp recebeu um número recorde de inscrições, com 77.128 participantes. Ano passado o número foi 73.818.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira contempla a prova de conhecimentos gerais, com 90 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

A segunda fase será discursiva. No primeiro dia os candidatos fazem a prova de redação e os exames de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa; no segundo dia serão aplicadas as provas de matemática, história e geografia; já o terceiro dia é destinado para a prova de física, química e biologia.

Enem 

Sobre o uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na composição do resultado do vestibular, a Unicamp informa que: 

  • só serão utilizadas as notas do Enem para fins de classificação para a segunda fase do vestibular caso o Ministério da Educação disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2013 até o dia 27 de novembro de 2014. Caso contrário, as notas do Enem, de 2013 ou de 2014, não serão consideradas para nenhum candidato nessa fase do vestibular;
  • só serão utilizadas as notas do Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o Ministério da Educação disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2014 até o dia  20 de janeiro de 2015. Caso contrário, as notas do Enem, de 2013 ou de 2014, não serão consideradas para nenhum candidato do vestibular.

Mudanças

Em relação ao formato do vestibular, a Comvest promoveu a adequação das provas. A prova de redação será aplicada na segunda fase e a primeira fase, que antes tinha 48 questões de múltipla escolha, passará a ser composta por 90 questões de múltipla escolha.

A partir deste ano, a Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto) não participa mais do Vestibular Unicamp.