Guia de estudos: confira 10 temas essenciais de física

Lucas Rodrigues
Do UOL, em São Paulo

Saber conceitos que envolvem circuitos elétricos, dinâmicahidrostática são essenciais para que os estudantes façam uma boa prova de física nos grandes vestibulares. A pedido do UOL, os professores do cursinho Anglo, CPV, e Oficina do Estudante elaboraram listas com os dez principais assuntos da disciplina. 

Esse é o quarto roteiro de uma série que trará o guia de estudos de uma disciplina por dia.

Há questões teóricas sobre a ondulatória, principalmente no que se refere às classificações e elementos da onda. Entre os problemas que envolvem cálculos, são mais comuns os que exigem o conhecimento da equação fundamental, bem como a capacidade de determinar o comprimento da onda ou seu período.

"No Enem do ano passado caiu uma questão sobre isso. O aluno tem que compreender situações práticas como a mudança de frequência da onda, até a própria formação no mar, por que ela é paralela ao litoral?", exemplifica Cardoso. 

  • Acústica: ênfase nas características que diferenciam os sons (intensidade, altura e timbre)

Segundo Kamieda, questões teóricas que abordam as qualidades fisiológicas do som, assim como alguns fenômenos como a reflexão e o efeito Doppler também são frequentes. São comuns, ainda, problemas envolvendo a cinemática (eco) e a equação fundamental da ondulatória.

O conceito de potência elétrica, energia consumida e seu custo é assunto sempre presente nos vestibulares. A análise de circuitos elétricos bem como os medidores elétricos são temas importantes.

O magnetismo é frequentemente cobrado em problemas envolvendo a atração e a repulsão de ímãs.

"O eletromagnetismo é abordado em questões que exigem o conhecimento do campo magnético gerado por corrente elétrica [regra da mão direita], do movimento de cargas elétricas no interior de campos magnéticos [regra da mão esquerda] e do fenômeno da indução magnética, principalmente a respeito da lei de Lenz", lembra o professor do CPV.