Topo

Física

Física -

Muitas são as utilizações das ondas eletromagnéticas e, entre elas, poderíamos citar os radares. Esses aparelhos são extremamente úteis na aviação, nas campanhas e nos treinamentos das Forças Armadas, nas pesquisas científicas, na navegação, na previsão do tempo e no controle de tráfego e de velocidade de automóveis, ônibus e caminhões.

O princípio de funcionamento desses aparelhos é basicamente o mesmo em todos os casos. Emite-se uma onda eletromagnética, normalmente de rádio (da ordem de alguns megahertz até alguns milhares de megahertz), que atinge algum objeto, em que é refletida e recapturada pelo receptor do radar.

Conforme afirmou o físico austríaco Johann Christian Doppler, se a fonte de ondas e o receptor dessas ondas (no nosso caso, objeto refletindo ondas, e o radar recebendo-as) estiverem se aproximando, o receptor perceberá uma frequência maior devido ao movimento da fonte. Porém, se fonte e receptor estiverem se afastando, a recepção percebe um decréscimo na frequência.

Um dos radares muito conhecidos por nós é o de sinal contínuo, ou melhor, do tipo Doppler. Está difícil entender? Que tal "radar de estradas utilizados pela Polícia Rodoviária"? O funcionamento do radar do tipo Doppler baseia-se nos deslocamentos dos móveis. O aparelho emite uma frequência de maneira contínua e constante. Se o automóvel em questão estiver se movimentando em direção à fonte, o receptor do radar identificará um aumento na frequência. A diferença entre as frequências emitidas e refletidas será traduzida pelo decodificador no radar como um valor de velocidade. Esse tipo de radar também funciona quando o móvel está se afastando. Novamente o que está em jogo é a diferença entre as frequências de emissão e de recepção.

Fica fácil perceber que, quanto maior a diferença entre os sinais emitidos e recebidos pelo radar, maior será a velocidade do móvel. Digamos que a multa é diretamente proporcional a essa diferença. Quanto maior for essa diferença, maior poderá ser a sua multa por excesso de velocidade. Portanto desacelere seu automóvel e acelere seus estudos.

Física