Unicamp divulga gabarito e caderno de questões do simulado do vestibular 2011

Da Redação
Em São Paulo

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulgou, nesta segunda-feira (17), o gabarito e o caderno de questões do simulado do vestibular 2011, aplicado neste domingo (16). Foram convocados para o exame 1.280 estudantes. Veja a prova e as respostas:



Unicamp

  • Na edição 2010 do processo seletivo, a Unicamp recebeu 55.484 inscrições

A avaliação era reservada para estudantes que estão cursando o ensino médio ou que tenham se formado nos últimos dois anos e seguiu o novo formato da primeira fase, que já estará em vigor neste ano. Segundo o novo modelo, aprovado no final de 2009, o exame terá duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de conhecimentos gerais, e a parte de redação, na qual os participantes serão solicitados a elaborar três textos de gêneros diversos. A duração do simulado foi de cinco horas.

A partir de 15 de junho, os participantes terão acesso, individualmente, às notas que obtiveram na prova. Neste dia também serão divulgados exemplos de textos da prova de redação produzidos durante o simulado, com comentários.

O novo vestibular

Até o ano passado, a primeira fase do vestibular da Unicamp era composta de 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (dissertação, narrativa ou carta) e preparava apenas um texto. A partir do vestibular 2011, o candidato será solicitado a responder 48 testes e deverá produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória.

  • Unicamp muda vestibular 2011; candidatos farão três redações e 48 testes de múltipla escolha

  • As questões da primeira fase serão de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio: matemática; ciências humanas, artes e humanidades (incluindo geografia, história e introduzindo-se filosofia, sociologia e artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio); e ciências da natureza (incluindo ciências biológicas, física e química). Assim como no simulado, o tempo de duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas.

    Isenção de taxa

    Está aberto o período de inscrição para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2011. As inscrições devem ser realizadas até dia 28 de maio, exclusivamente pela internet. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no edital específico) pelo correio para a Comvest até o dia 31 de maio.

    A Comvest também deixará à disposição computadores com acesso à web para que os candidatos efetuem a inscrição. As isenções da taxa são oferecidas em três modalidades: 1- para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$550 por morador do domicílio); 2- funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

    As inscrições para o vestibular 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente pela internet.

    As informações foram fornecidas pela instituição e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.