|
04/12/2009 - 12h41 Unicamp muda vestibular 2011; candidatos farão três redações e 48 testes de múltipla escolha Marina Gomes Especial para o UOL Notícias Em Campinas As principais modificações no processo seletivo se referem à prova de redação, que passa a exigir três textos dos candidatos em vez de um e à prova de questões, que passará a ter 48 testes de múltipla escolha - antes as 12 perguntas exigiam respostas dissertativas. O tempo de duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas. O que você achou das mudanças do vestibular da Unicamp? Os conteúdos não estarão mais divididos por disciplinas, mas sim em eixos do conhecimento, aproximando-se do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na segunda fase, por exemplo, serão 24 perguntas sobre ciências da natureza (8 física + 8 química + 8 ciências biológicas) e 18 de ciências humanas (pelo menos 8 História e 8 Geografia e até 2 entre Filosofia, Sociologia e Artes), além de 12 questões de português, outras 12 de matemática e seis de língua inglesa.
A segunda fase também perde um dia de prova - antes era realizada em quatro dias consecutivos, essa etapa passa a ser realizada em três dias. "Acredito que essas mudanças vão trazer mais consistência ao processo", disse Renato Pedrosa, coordenador da Comvest. "Os três textos exigidos na primeira fase já selecionam melhor que a antiga [primeira fase]." Ele reafirmou que "a tendência é continuar avaliando habilidades e não conteúdos". Desde o ano passado, a Unicamp vinha discutindo a mudança. E as questões de múltipla escolha sempre foram cogitadas.
Enem passa a ser obrigatórioO Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passa a compor, obrigatoriamente, a nota da primeira fase. O Enem terá peso de 20% na nota da primeira fase."Vamos observar os resultados do Enem [deste ano] em relação aos resultados da nossa primeira fase", disse Pedrosa. A comissão quer avaliar se o uso do exame na primeira fase vai dificultar ou facilitar o ingresso do candidato. O formato das provas de aptidão será mantido. Muda apenas a nomenclatura: elas passam a ser denominadas provas de habilidades específicas e seguem sendo realizadas após a segunda fase. Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012. |