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12/11/2008

Dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular

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  • galeria: Dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
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Fotos
Inversão
Costas no chão e pernas para cima: a terapeuta corporal Kika Lourenço sugere o exercício da "inversão". "O ideal é manter a posição entre cinco e dez minutos. Se sentir os pés formigando, não se preocupe: é sinal de que o relaxamento era mesmo necessário", diz. Segundo Kika, o exercício promove um descanso profundo, estimula a circulação sangüínea e é estimulante Flávio Florido / UOL Mais
Tum-tum
Outra sugestão de Kika para quebrar a monotonia nos estudos: "o vestibulando se levanta, mantém-se apoiado sobre uma perna, estica a outra e dá pancadinhas leves com o calcanhar contra o chão". É preciso manter ritmo constante nas batidas, por dois minutos. A tarefa deve ser repetida com o outro pé. "É bom para dar aquela acordada", diz Flávio Florido / UOL Mais
Respire
Antes de dormir, Kika sugere uma pausa para respiração. "Tem de ser lenta e profunda. Você aspira o ar com o nariz, segura e solta lentamente, pela boca, na forma de um suspiro profundo, fazendo barulho". Segundo a terapeuta, o exercício ajuda a ter um sono mais tranqüilo. "É um despressurizador, para retirar a tensão que se acumula na região do tórax" Flávio Florido / UOL Mais
Mais tum tum
Mais um da série "para ficar esperto": pancadinhas suaves contra a parede, desta vez com a ponta do dedão, por dois minutos. "Não precisa tirar a meia. Essa série é legal fazer em casa, antes de ir para o local de prova. O pé é cheio de terminações nervosas, e um estímulo na ponta ajuda a acordar" Flávio Florido / UOL Mais
Dormindo acordado
A professora de ioga Nicole Witek propõe também um exercício de "sono acordado": "Deite no tapete, com almofada sob a nuca. Tente não se mexer por dez minutos. Preste atenção no ar que enche e esvazia seu peito, e imagine que o ar te traz bem-estar. Imagine seus sonhos concretizados e sinta-se calmo" Flávio Florido / UOL Mais
Dormindo acordado
O exercício de relaxamento proposto por Witek pode ser acompanhado de música calma. "Aproveite o momento para respirar, mentalizar momentos tranqüilos e felizes. Essa sessão de sono acordado é mais útil que um cochilo conturbado de meia hora" Flávio Florido Mais
Massagem
Faça pequenas pausas no estudo e, com uma bolinha macia, faça movimentos circulares com os pés. Pressione levemente o objeto com o pé direito, e logo com o esquerdo. Segundo a terapeuta Kika Lourenço, o exercício estimula a "zona reflexa da planta do pé" e , descontrai musculatura Flávio Florido / UOL Mais
No pé
Cabo de vassoura, pedaço de bambu, estojo de metal ou até embalagem de desodorante podem substituir a bolinha de tênis. "Qualquer objeto roliço, que deslize, serve", diz Kika Lourenço Flávio Florido / UOL Mais
Aroma
Raspe a casca de um limão, faça uma trouxinha perto do caderno ou livro enquanto estuda. A dica é da aromatóloga Sâmia Maluf, que afirma que o aroma do limão "despera o cérebro e ajuda a memorizar aquela fórmula difícil". Na hora da prova, a trouxinha de limão (embrulhada com gase ou lencinho) pode "ajudar o cérebro a recuperar aquela informação". O limão pode ser substituído por óleo essencial de hortelã pimenta Flávio Florido / UOL Mais
Relaxe
Para um sono tranqüilo, a aromatóloga Sâmia Maluf recomenda uma gotinha de óleo essencial de lavanda na fronha do travesseiro. "Uma alternativa, para quem não encontrar o óleo, é fazer um chá de casca de laranja. É relaxante e traz calma. Um banho com o chá também é uma boa", diz a terapeuta Flávio Florido / UOL Mais
Banana
Nada de balinhas ou chocolate. Para o dia da prova, o melhor mesmo é levar banana. "É rica em potássio, e o açúcar é digerido com mais tempo", diz a nutricionista Jane Corona. "Para muita gente, a maçã dá sensação de fome. Já o chocolate causa aquele pico de glicose no sangue e deixa, em seguida, sonolência" Arquivo / Folha Imagem Mais

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