UOL Vestibular Notícias
 

15/04/2010 - 11h14

Unicamp fará simulado do novo modelo da primeira fase do vestibular 2011

Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 12h48

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) realizará um simulado da prova de primeira fase do novo modelo do vestibular 2011 no próximo dia 16 de maio, no campus da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Campinas. Os interessados terão dois dias para se inscrever: 22 e 23 de abril. As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. As vagas são limitadas a 1.200 participantes, que serão escolhidos por sorteio.

Unicamp

  • Patrícia Araujo/UOL

    Na edição 2010 do processo seletivo, a Unicamp recebeu 55.484 inscrições

O simulado é reservado para estudantes que estejam cursando o ensino médio ou que tenham se formado nos últimos dois anos e seguirá o novo formato da primeira fase, que já estará em vigor neste ano. Segundo o novo modelo, aprovado no final de 2009, o exame terá duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de conhecimentos gerais, e a parte de redação, na qual os participantes serão solicitados a elaborar três textos de gêneros diversos. A duração será de cinco horas.

A partir do dia 17 de maio a prova estará disponível para consulta, com o gabarito das 48 questões. Os participantes terão acesso, individualmente, às notas que obtiveram na prova, a partir de 15 de junho. Também a partir de 15 de junho serão divulgados exemplos de textos da prova de redação produzidos durante o simulado, com comentários.

Como participar

Veja as datas importantes do simulado:

  • 22 e 23 de abril - Inscrições em www.comvest.unicamp.br (será necessário o CPF pessoal);
  • 27 de abril (10h) - Divulgação da lista de participantes sorteados e de uma lista de espera;
  • 27 e 28 de abril (das 10 horas do dia 27 de abril até as 17 horas do dia 28 de abril) - Confirmação de interesse para os participantes sorteados e para os constantes da lista de espera;
  • 30 de abril (10h) - Divulgação da lista final de participantes e dos locais de prova;
  • 16 de maio - Aplicação do simulado. A prova será realizada no Ciclo Básico II da Unicamp, campus de Campinas. O acesso aos locais de prova se dará até 13h; não será permitida a entrada após esse horário. Recomenda-se que os participantes estejam no local de prova às 12h30. Só será possível deixar o local após 3 horas e meia do início do exame. Os participantes poderão levar uma cópia do cartão de respostas;
  • 17 de maio - Divulgação do gabarito das questões de múltipla escolha.
  • 15 de junho - Divulgação do resultado final do simulado para participantes e de textos comentados da parte de redação, incluindo as expectativas da banca.

  • O novo vestibular

    Até o ano passado, a primeira fase do vestibular da Unicamp era composta de 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (dissertação, narrativa ou carta) e preparava apenas um texto. A partir do vestibular 2011, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória.


    A prova terá mais questões (48) e elas serão de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio: matemática; ciências humanas, artes e humanidades (incluindo geografia, história e introduzindo-se filosofia, sociologia e artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio); e ciências da natureza (incluindo ciências biológicas, física e química). Assim como no simulado, o tempo de duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas.

    As inscrições para o vestibular 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente pela internet.

    Leia mais
    Fique por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares
    Aprenda mais sobre física com situações reais
    Alongamentos ajudam a enfrentar maratona de provas
    Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
    Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
    Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Banco de redações: envie seu texto
    Atualidades: veja os últimos temas
    Dicas de português: confira os erros mais comuns
    Conheça a concorrência dos principais vestibulares

    As informações foram fornecidas pela instituição e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.

    Compartilhe:

      Revisão de disciplinas

      Temas importantes

      Hospedagem: UOL Host