UOL Vestibular Notícias
 

13/01/2010 - 18h32

No último dia da Unicamp, candidatos definem exame como tranquilo e fácil

Ana Okada
Em São Paulo
O último dia de provas da segunda fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) parece ter servido como um alento para os vestibulandos. De acordo com os candidatos ouvidos pelo UOL Vestibular, a prova de matemática estava tranquila e a de inglês, fácil.



2ª fase da Unicamp 2010

  • Simone Harnik/UOL

    Felipe Sato, 21, que faz vestibular para educação física, avaliou que química estava difícil, mesmo para quem gosta da matéria

  • Simone Harnik/UOL

    Nesta segunda-feira (11), estudantes fizeram exames de química e história; abstenção foi de 8,8%

Para Giulia Kassab, 16, que busca uma vaga em farmácia, o exame de matemática foi bastante razoável. "Muita gente tem medo da matéria e, por isso, na hora da prova não consegue ver o que há de simples que pode ser feito", aponta.

Geometria plana e espacial, matrizes, probabilidade e juros foram alguns dos conteúdos cobrados no vestibular. Segundo Fernando Pereira, 17, a questão mais difícil da disciplina misturava matrizes e probabilidade. "Tentei usar só as matrizes para resolver a questão".

O estudante achou a prova de inglês bastante parecida com a do ano passado e elogiou os textos pedidos, porque eram "diversificados". "Não achei a prova chata", diz.

"A Unicamp dá uma facilitada para os vestibulandos e não cobra assuntos muito complexos em inglês, uma vez que nem todos têm acesso a cursos de idiomas", afirma César de Melo, 17, que presta vestibular para física.

Nicholas Mastria, 18, fez a prova por uma vaga em licenciatura musical e, apesar de ter concluído o curso de inglês, acha que o nível estava banal até mesmo para quem não fez aulas extracurriculares de idiomas.

Segunda fase

A segunda fase do vestibular 2010 da Unicamp é constituída de oito provas dissertativas, cada uma delas composta por 12 questões e valor total de 48 pontos. As avaliações acontecem entre os dias 10 e 13 de janeiro, de acordo com o calendário a seguir:

Dia 10 - língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e ciências biológicas;
Dia 11 - química e história;
Dia 12 - física e geografia;
Dia 13 - matemática e inglês.

O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de duas horas e 30 minutos.

Primeira fase

A abstenção na primeira fase foi um pouco maior que no vestibular passado: 5,3% contra 4,6% no ano anterior. Dos 55.484 inscritos no vestibular 2010, 2955 candidatos não compareceram para fazer o exame.


O tema geral da prova foi "Gerações". As propostas para a redação e as 12 questões gerais foram formuladas a partir desta temática.


Outras informações podem ser obtidas no site do vestibular.

Leia mais
Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: envie seu texto
Atualidades: veja os últimos temas
Dicas de português: confira os erros mais comuns
Conheça a concorrência dos principais vestibulares


Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host