*
Atualizada às 20h33A prova de física da segunda fase do vestibular 2010 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) forneceu uma fórmula errada na pergunta 6, segundo os professores de cursinhos consultados pelo
UOL Vestibular.
A questão fala de Raul Seixas e da viola caipira e a fórmula errada é a das freqüências de onda em uma corda de viola. "A fórmula é N x (V/2L), faltou o 2 no denominador no enunciado da Unicamp", afirma o professor Caio Calçada, do curso Objetivo.
-
Michele Dias, 18, conta que os longos enunciados da prova de física deram "dor de cabeça"
-
Pedro Loge Hashimoto, 19, não soube responder a questão sobre grilagem na prova de geografia
"A resposta final vai dar o dobro do que deveria. Mas imagino que o examinador não deva anular, dando pontos para quem usou a fórmula correta ou a errada", especula.
O problema com a fórmula, de acordo com o supervisor de física do Anglo, Ronaldo Moura de Sá, pode ter prejudicado o bom aluno. "Quem está preparado conhece a fórmula e vê que está errada. Ele pode ter perdido tempo com isso", diz.
O professor Marcelo Monte Forte da Fonseca, do Etapa, concorda com Calçada e afirma que a banca não deve anular a pergunta. Ele aponta ainda que outras duas questões tiveram pequenas imprecisões. "A questão 3 utilizou duas vezes a mesma constante, o que pode dificultar na construção do problema. E a pergunta nova pede uma estimativa que é bastante aberta", avalia.
A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) informou que a banca examinadora vai analisar o problema. Após avaliação, os candidatos saberão qual o procedimento que será adotado na correção.
Física
Um exame de dificuldade mediana, na opinião dos docentes, com questões contextualizadas e originais. Essa foi a cara da prova discursiva de física desta terça.
"Quando você olha para a prova, vê que há assuntos que extrapolam o ensino médio. Mas a banca fornece instruções para a resolução", afirma Fonseca. "A dificuldade está deslocada para a interpretação."
Foi exatamente pela dificuldade de entendimento do enunciado que Calçada classificou a pergunta 10 como a mais complicada do exame. "Mas as contas estavam fáceis, mesmo com as frações, não havia números muito grandes para calcular", aponta.
Para Sá, do Anglo, outra virtude do exame foi a abrangência. "A Unicamp deu um banho na Fuvest", afirma.
Geografia
A questão mais difícil de geografia na opinião dos professores foi a 21, sobre as cavernas, dada a especificidade do tema.
"A Unicamp já fez questões de geografia muito trabalhosas, mas este ano as respostas estavam bastante diretas", afirma Vera Lúcia da Costa Antunes, do Objetivo. "Foi uma prova de média para fácil, tirando as perguntas 20 e 21", avalia.
Omar Fadil, do curso Etapa, define o nível de dificuldade de geografia entre médio e baixo. "O exame exigia que o aluno ficasse atento, porque muitas respostas estavam na própria questão", explica. Para o professor, as questões 14 e 23, apesar de serem fáceis, poderiam confundir os estudantes. "Saber a origem dos nomes 'El Niño' e 'grilagem' são curiosidades que se fala em sala de aula, mas nem sempre os alunos lembram", diz.
Já o professor Reinaldo Scalzaretto, do curso Anglo, classifica as questões de geografia como difíceis: "Exigiram bons conhecimentos conceituais e boa decodificação de linguagens como a cartográfica, para entender os mapas; a quantitativa, para observar os gráficos; e a gramatical, para entender o que era pedido. Não era um trabalho fácil. Deve ter faltado tempo para fazer esse exame", afirma.
- Leia mais
- Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
- Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
- Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
- Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
- Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
- Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
- Banco de redações: envie seu texto
- Atualidades: veja os últimos temas
- Dicas de português: confira os erros mais comuns
- Conheça a concorrência dos principais vestibulares