Dentro dos assuntos cobrados pelo terceiro dia da segunda fase da Unicamp 2010, o vestibular da Universidade Estadual de Campinas,
física moderna e
grilagem foram os assuntos mais comentados pelos estudantes ouvidos pelo
UOL Vestibular.
-
Michele Dias, 18, conta que os longos enunciados da prova de física deram "dor de cabeça"
-
Pedro Loge Hashimoto, 19, não soube responder a questão sobre grilagem na prova de geografia
Os enunciados das questões de física eram longos, segundo os vestibulandos. Para a candidata a uma vaga em engenharia agrícola, Michele Dias, 18, isso foi um obstáculo para fazer a parte de física. "Deu muita dor de cabeça", conta a estudante.
Segundo Bruna Blay Del Negro, 18, "as questões de física moderna davam uma fórmula que nunca ninguém viu e a gente precisava só fazer as contas; não precisava saber a matéria [para resolver os exercícios]". Ela disse que, apesar dos enunciados longos e um pouco difíceis de entender, a resolução não era complicada. Ela tenta uma vaga em engenharia de produção.
Geografia
Os vestibulandos consideraram as perguntas de geografias mais pontuais. Segundo eles, os enunciados eram mais curtos e diretos que os de física. E as questões cobravam mais conceitos que interpretação de texto, como aconteceu com história.
Nessa disciplina, a questão que pedia o conceito de grilagem foi considerada a mais difícil pela dupla de amigos Felipe Pinhatari, 18, e Pedro Loge Hashimoto, 19, ambos candidatos a uma vaga de economia. "A gente não lembrava como responder [qual era o conceito de grilagem], apesar de ter visto o tema na escola", contou Felipe.
"Como não sou muito bom em geografia, fiquei perdido apesar de a prova de geografia estar mais curta que a de física", afirmou André Mateus Garcia Morel, 17. Para ele, as duas semanas sem aula por causa da
gripe suína podem ter prejudicado seu desempenho no vestibular.
Segunda fase
A segunda fase do vestibular 2010 da Unicamp é constituída de oito provas dissertativas, cada uma delas composta por 12 questões e valor total de 48 pontos. As avaliações acontecem entre os dias 10 e 13 de janeiro, de acordo com o calendário a seguir:
Dia 10 - língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e ciências biológicas;
Dia 11 - química e história;
Dia 12 - física e geografia;
Dia 13 - matemática e inglês.
O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de duas horas e 30 minutos.
Primeira fase
A abstenção na primeira fase foi um pouco maior que no vestibular passado: 5,3% contra 4,6% no ano anterior. Dos 55.484 inscritos no vestibular 2010, 2955 candidatos não compareceram para fazer o exame.
O tema geral da prova foi "Gerações". As propostas para a redação e as 12 questões gerais foram formuladas a partir desta temática.
Outras informações podem ser obtidas no
site do vestibular.
- Leia mais
- Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
- Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
- Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
- Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
- Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
- Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
- Banco de redações: envie seu texto
- Atualidades: veja os últimos temas
- Dicas de português: confira os erros mais comuns
- Conheça a concorrência dos principais vestibulares