O segundo dia de provas da etapa decisiva da Fuvest 2010 foi longo e trabalhoso, segundo professores ouvidos pelo
UOL Vestibular. A prova teve 20 questões discursivas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e ingles, parte delas interdisciplinares.
Pamela Botassim, 19, revisa matérias antes da prova da Fuvest 2010 desta segunda-feira
"Os alunos não devem ter gostado da prova por causa do tempo", diz Edmilson Motta, coordenador do Etapa. Segundo o docente, a interdisciplinaridade foi bastante explorada, seja em contextos, seja com perguntas que pediam itens de diferentes matérias.
Para Motta, o nível das questões foi médio, quando observadas isoladamente. "Mas se observarmos o conjunto, fica muito pesado", diz.
"Foi uma prova longa, trabalhosa, com algumas questões fáceis, mas outras difíceis. Era preciso ter boa capacidade de leitura e demonstrar conhecimento. Exigiu calma dos vestibulandos", diz.
2ª fase pouco abrangente
Para o coordenador-geral do Anglo, Nicolau Marmo, a segunda fase da Fuvest, responsável por classificar os candidatos aptos a ingressarem na universidade, foi pouco abrangente nos temas.
"Com três questões de cada disciplina não é possível cobrar o programa. E a Fuvest jogou fora a nota da primeira fase, que era mais ampla", afirma. "O vestibular ficou desequilibrado".
O docente afirma que português ficou com um peso muito maior do que outras disciplinas. "Para um candidato de medicina, português vale o dobro de biologia. Nós brincamos que o atestado de óbito de um médico selecionado vai ser uma obra literária", ironiza. "Houve um retrocesso no processo de seleção."
Calendário
A segunda fase da Fuvest vai até dia 5 de janeiro. Confira a sequência das provas:
3/1/2010 - prova dissertativa de português (dez questões) e redação;
4/1/2010 - 2ª fase da Fuvest, com prova dissertativa (20 questões) das disciplinas história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina;
5/1/2010 - 12 questões de duas ou três disciplinas específicas (seis ou quatro perguntas de cada matéria), de acordo com a carreira escolhida;
6 a 8/1/2010 - período de provas de habilidades específicas para candidatos a artes cênicas-licenciatura, curso superior do audiovisual, arquitetura (FAU), design (FAU), arquitetura (São Carlos). Cada curso tem uma data específica e
4/2/2010 - divulgação da lista de aprovados da primeira chamada.
Fuvest 2010
Dos 128.144 inscritos no processo seletivo, 35.588 candidatos foram convocados para a segunda fase. Estão em disputa 10.812 vagas, sendo 10.622 na USP, 100 no curso de medicina da Santa Casa e 90 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Participam dessa edição, ainda, 2.380 treineiros. Esses vestibulandos estão alocados em 44 endereços, sendo 19 na região metropolitana de São Paulo e 25 no interior do Estado.