Entre os vestibulandos que participam do segundo dia de provas da etapa decisiva da Fuvest 2010, realizado nesta segunda-feira (4), o clima é de apreensão. Isso porque o maior processo seletivo do país tem um novo modelo de exames. A prova será aplicada das 13h às 17h.
"A gente não sabe bem o que esperar porque é o primeiro ano neste esquema", afirma Marcela Giannella, 17, que faz vestibular em busca de uma vaga em administração. Sua amiga, Gabriela Silveira, 17, que quer entrar no curso de engenharia de alimentos, é otimista: "Acho que hoje vai ser mais fácil, porque as perguntas serão menos específicas", opina.
Nesta segunda, a avaliação vai cobrar conhecimentos de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês em 20 questões dissertativas. Até o ano passado, o candidato fazia somente provas relacionadas com a sua carreira. Por exemplo, quem buscava vaga em direito, respondia questões somente de história e de geografia.
Depois da prova, o
UOL Vestibular trará a correção comentada da prova, elaborada por professores do
Curso e Colégio Objetivo. Veja a resolução do exame de português, aplicado neste domingo (3):
Rudá Palacios, 17, imagina que terá um desempenho melhor nesta terça (5), quando fará provas específicas para o curso de letras. Mesmo assim, imagina que o exame não vai estar fácil, não.
O principal medo de Patrícia Rocha Coimbra, 19, que pretende ingressar em direito é com a duração do exame. "Hoje vai ser corrido, porque são muitas questões e cada uma terá itens. Acho que teremos pouco tempo".
1º dia: Atrasados
O índice de abstenção do primeiro dia de provas foi de 7%: compareceram 35.273 candidatos e faltaram 2.695. No ano passado, ficaram ausentes no primeiro dia da segunda fase 5,81% dos convocados.
No domingo, o candidato a uma vaga em artes cênicas Bruno César Andrade, 20, tentou convencer os fiscais da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) a fazer o exame no local, apesar de estar designado para realizar o exame na Barra Funda. Ele havia saído de Interlagos às 11h30 e, ao perceber que não chegaria a tempo no local correto, se dirigiu à Cidade Universitária. O vestibulando não foi autorizado a mudar o local de prova.
A
mãe de outros dois candidatos que chegaram atrasados se desesperou ao verificar que os portões da Faculdade de Educação já estavam fechados. "Eu não acredito que você perdeu a hora", disse a mãe, que, aos prantos, não quis se identificar.
Calendário
A segunda fase da Fuvest vai até dia 5 de janeiro. Confira a sequência das provas:
3/1/2010 - prova dissertativa de português (dez questões) e redação;
4/1/2010 - 2ª fase da Fuvest, com prova dissertativa (20 questões) das disciplinas história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina;
5/1/2010 - 12 questões de duas ou três disciplinas específicas (seis ou quatro perguntas de cada matéria), de acordo com a carreira escolhida;
6 a 8/1/2010 - período de provas de habilidades específicas para candidatos a artes cênicas-licenciatura, curso superior do audiovisual, arquitetura (FAU), design (FAU), arquitetura (São Carlos). Cada curso tem uma data específica e
4/2/2010 - divulgação da lista de aprovados da primeira chamada.
Fuvest 2010
Dos 128.144 inscritos no processo seletivo, 35.588 candidatos foram convocados para a segunda fase. Estão em disputa 10.812 vagas, sendo 10.622 na USP, 100 no curso de medicina da Santa Casa e 90 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Participam dessa edição, ainda, 2.380 treineiros. Esses vestibulandos estão alocados em 44 endereços, sendo 19 na região metropolitana de São Paulo e 25 no interior do Estado.