UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


12/02/2009 - 14h49
Onda de trotes violentos reacende discussão sobre o tema
Da Redação*
Em São Paulo
As recentes denúncias de violência praticada em calouros em Santa Fé do Sul (SP), Leme (SP) e Goiânia (GO) reabriram a discussão sobre a validade da aplicação do trote, forma tradicional de recepção dos novos alunos por parte dos veteranos em diversas faculdades do país.

Os casos surgem após dez anos da morte de Edison Tsung Chi Hsueh, calouro de medicina da USP (Universidade de São Paulo) que morreu afogado durante churrasco em festa dos calouros.

Para o professor Oriowaldo Queda, pesquisador do tema, é preciso eliminar qualquer tipo de recepção aos calouros. "Não tem nenhuma utilidade na formação de cidadãos", diz.

Alex Almeida/UOL
Para Oriowaldo, o limite entre a brincadeira e a violência no trote é muito sutil
VIOLÊNCIA NO TROTE EM LEME
GRÁVIDA SOFRE QUEIMADURAS
IDENTIFIQUE O BULLYING ESCOLAR
TROTE "PROFISSIONAL"
TROTES TRADICIONAIS
Para ele, até o chamado "trote solidário" deveria ser abandonado, pois é apenas um "desvio para dizer que está praticando um trote bonzinho, alegre, que é brincadeira - coisa que não é".

Em entrevista à Veja, Antônio Zuin, professor do departamento de Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Calos), fala que o trote é um rito de passagem fundamentado em "integração de caráter sadomasoquista". Ele explica que, nas primeiras universidades europeias, os calouros tinham as roupas retiradas e queimadas e os cabelos, raspados.

Na terça-feira (10), no trote da UFG (Universidade Federal de Goiás), um calouro foi vítima de agressões da Polícia Militar. Em imagens feitas por um colega que participava da festa, o jovem aparece cercado por policiais, recebe um tapa e um soco de um deles e cai no chão. Segundo a PM, os policiais foram ao local da comemoração porque um grupo consumia bebidas alcoólicas em um parque municipal, onde a prática é proibida.

Alex Almeida?UOL
Trote é um rito de passagem "de caráter sadomasoquista", diz Antonio Zuin
COMO FOI SEU TROTE? CONTE
VALE A PENA MORAR EM REPÚBLICA?
DO CORTE MOICANO AO JEGUE
INDICIADOS PELO CASO EM LEME
Na segunda-feira (9), em Santa Fé do Sul (625 km de SP), duas calouras, uma delas grávida de três meses, sofreram queimaduras depois serem atingidas por uma mistura química, que acredita-se ser de tíner e creolina. No momento do trote, as jovens estavam em frente à Funec (Fundação Municipal de Educação e Cultura). A suspeita de praticar o trote já foi identificada: é uma veterana que cursa o segundo ano de pedagogia.

No mesmo dia, em Leme (189 km de SP), o calouro de medicina veterinária Bruno César Ferreira, 21, ficou em coma alcoólico, foi submetido a uma sessão de chicotadas e foi forçado a entrar numa lona com restos de animais em decomposição, fezes e esterco. Os suspeitos são dois estudantes veteranos do mesmo curso, da universidade Anhanguera Educacional, e foram reconhecidos ontem (11) por Ferreira. Em depoimento, ambos negaram as agressões.

*Com informações da Folha de S.Paulo e da revista VEJA
16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS