UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


11/02/2009 - 07h30
Trotes tradicionais vão de penteado de "moicano" a passeio de jegue
Da Redação
Em São Paulo
Se você passou em uma universidade de Pernambuco, pode ter seu cabelo raspado, caso seja menino. Mas se for menina, nem faça a sobrancelha para se arrumar para as comemorações: ela será apagada com gilete. O ritual, muitas vezes, deixa um esparadrapo como forma de esconder a ausência de pelos acima dos olhos das calouras.



Já a tradição entre os "bichos" de medicina da Unifesp tem um estilo mais ousado para os homens: os ingressantes são obrigados a ostentar o penteado "moicano" após a aprovação no vestibular.

Nesta terça-feira (10), Thiago Sato de Castro saiu de casa com o penteado para fazer a matrícula na instituição. "Foi o pessoal de São José dos Campos (no interior de São Paulo), que fez", explicou.

Outros fizeram o corte de cabelos após a matrícula. Marcelo Bueno Ferreira, 20, foi um deles. "Não me importo não. Estou muito feliz por estar aqui, isso sim. E o pessoal está sendo bem receptivo".

O veterano Tiago Cyrillo, do 3º ano, explica a origem da tradição dos moicanos. "Faz uns 13 ou 14 anos que isso é feito. O corte foi inspirado no projeto Xingu, aqui da Unifesp, que leva saúde para as comunidades indígenas", contou.

O também veterano do 3º ano Rodrigo Pazini completa: "os calouros têm que manter o corte até o dia da libertação dos escravos, 13 de maio". O estudante ainda explica que muitos alunos só aderem ao 'moicano' após a matrícula. "O importante é que todos estejam com o penteado no primeiro dia de aula".

Cerimônia do jaleco

Na Uepa (Universidade do Estado do Pará), os calouros dos cursos de saúde foram recebidos, na última quinta-feira (5), com a tradicional "cerimônia do jaleco", promovida pelo CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde), em parceria com os centros acadêmicos.

O ritual marca a entrada dos calouros no mundo da saúde. Participam os novos universitários de medicina, terapia ocupacional, fisioterapia e enfermagem. A festa consiste em vestir pela primeira vez o jaleco, tão comum entre os profissionais da área.

Passeio de jegue

Uncisal
Passeio de jegue no trote da Uncisal (AL)
VEJA FOTOS DO TROTE DA UNCISAL
Já na Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas), os calouros foram recepcionados com o "circuito do fera", festa que teve piscina, corte de cabelo, pintura de rosto e o tradicional passeio de jegue, que ocorre há vários anos. Lá a denominação de "bicho" para o calouro é pouco usual.

A universidade ofereceu 440 vagas para os cursos de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, terapia ocupacional; e teve 3 mil candidatos concorrendo.

Leia mais
Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
Dicas de português: veja os erros mais comuns
Confira a concorrência dos principais vestibulares

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS