UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


09/02/2009 - 07h30
Passou no vestibular em várias faculdades? Veja dicas para fazer a melhor escolha
Simone Harnik
Em São Paulo
* Atualizada às 17h14

A dedicação aos estudos rendeu a Amanda dos Santos Venturelli, 19, um problema até bem gostoso de resolver. Ela conseguiu ser aprovada em medicina em cinco faculdades diferentes e agora tem de realizar sua matrícula. Mas como tomar a decisão sobre onde estudar?



"Escolhi a Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), por ser em São Paulo e ter uma boa estrutura, com vários hospitais e tradição", conta a jovem. "E outro ponto que me interessa na universidade é a pesquisa, que é muito forte."

Crédito
Stela Suman, 19, decidiu fazer a graduação de medicina na USP
Simone Harnik/UOL
A decisão de estudar na USP custou a Amanda dos Santos Venturelli, 19, a mudança de Minas para SP
VEJA FOTOS DOS APROVADOS NA USP
FUVEST DIVULGA DESEMPENHO
LISTAS DE CONVOCADOS
Original de Pouso Alegre, em Minas Gerais, Amanda podia optar por não se mudar, já que passou na Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), localizada em sua cidade. Os novos ares são bem vistos pela mãe, a professora universitária Sandra Carvalho, 49. "A gente cria os filhos para o mundo. E me sinto com uma missão cumprida", diz.

Além da convocação nas duas faculdades, Amanda passou na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Famema (Faculdade de Medicina de Marília).

É bom mudar de cidade pela faculdade?

Trocar de cidade é uma atitude incentivada pela coordenadora do Serviço de Orientação Vocacional e Profissional da Unesp de Araraquara, Maria Beatriz Loureiro de Oliveira. "Morar fora é um processo de aprendizagem efetivo. É um movimento no sentido de libertação. E os jovens que saem de casa têm tido mais sucesso na busca de emprego e de estágios, pois não dependem dos pais", afirma.

No entanto, Maria Beatriz, pondera a "liberdade". Segundo a professora, sair de casa não é o mesmo que ser abandonado pela família. "Pai e mãe têm de visitar o filho".

DEZ PASSOS PARA ESCOLHER A FACULDADE
1- Verifique se o curso é reconhecido ou autorizado pelo MEC
2- Observe as notas do Enade - elas podem ser um indicativo. Mas não se esqueça de que há faculdades que não participaram de edições da prova e que há boicote de universitários
3- Conheça as instalações da faculdade, converse com veteranos e professores
4- Analise o currículo do curso e o programa das matérias
5- Atenção: universidade famosa nem sempre é garantia de bom curso
6- Não descarte um curso particular que você deseja antes de ver se a faculdade oferece bolsa de estudo
7- Leve em conta a possibilidade de mudar de casa para estudar
8- Não se esqueça de que uma faculdade pública longe de casa pode ser tão cara quanto uma particular perto de casa
9- Se passou em cursos diferentes, não escolha pelo mercado de trabalho, mas pela afinidade com o conteúdo
10- Não desista de uma vaga imediatamente; mesmo que a faculdade não seja a dos sonhos, pode ter um bom curso. Investigue.

Cheque a estrutura da universidade

Segundo a professora da Orientação Vocacional da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Regina Sonia Gattas Nascimento, o primeiro passo na hora de escolher a faculdade é conhecer suas instalações. "Só que isso não é tudo, porque há boas faculdades com infraestrutura ruim, mas com bons professores e um bom currículo", aponta.

O MEC (Ministério da Educação) tem ferramentas que podem indicar como anda a qualidade dos cursos. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesu (Secretaria de Educação Superior), o estudante deve verificar a qualidade do corpo docente, o campus, as salas de aula, a biblioteca e os laboratórios e também observar se o curso pretendido tem reconhecimento ou autorização do ministério.

A nota no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) pode ser outro indicador, embora até 2009 tenha ocorrido boicote de parte dos estudantes e de instituições.


O MEC afirma também ter criado o IGC (Índice Geral de Cursos), que é um instrumento construído com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Ele sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino e é divulgado anualmente. Consulte aqui o IGC.

Cursos diferentes

Se você passou em graduações diferentes, a recomendação de Maria Beatriz é não pensar no emprego. "É um equívoco pensar no mercado, porque é preciso ver antes o que se estuda no curso. Se o estudante não gostar do que vai estudar na faculdade, a escolha pode ser ruim.

Mas se seu caso é ter conseguido a vaga em uma universidade que não é bem aquela que você queria, a recomendação de Regina é aproveitar a semana inicial de aulas para observar de perto o funcionamento da instituição.

"Se o jovem é ambicioso e ficar com uma vaga que não deseja, pode considerar isso um fracasso. Nesse caso, é melhor trancar e prestar outro vestibular. Mas há muita gente que, em um primeiro momento não queria a faculdade e que, depois, adora o curso", afirma.
16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS