UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


10/02/2009 - 17h56
Veteranos evitam trote violento e se dedicam a atividades filantrópicas
Conceição Gama
Em São Paulo
Os calouros dos cursos de saúde da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) foram recebidos com mais boas-vindas do que tintas no campus localizado em São Paulo, nesta terça-feira (10).

Entre as ações promovidas - como o tradicional corte de cabelo à moicano - estava o trote solidário, em que os veteranos estimulavam ações filantrópicas por parte dos novatos.

Veja fotos do trote da Unifesp e outras
Como foi o trote na sua faculdade? Conte!

Esse tipo de recepção se contrasta com o trote sofrido pelo universitário Bruno Cesar Ferreira, de Leme, no interior de São Paulo, que chegou a ser hospitalizado após maus-tratos de veteranos do curso de veterinária. Segundo sua mãe, ele foi amarrado, agredido e obrigado a ingerir grandes quantidades de bebida alcoólica.

A Anhanguera Educacional, instituição onde Bruno é calouro, informou por nota que é "totalmente contra o trote violento, por isso desenvolve todos os anos campanhas de trote solidário e nesta edição arrecada kits de material escolar para doação". Diz ainda que abriu sindicância para apurar responsabilidades pelos atos.

A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), por sua vez tenta combater o consumo de álcool, mas ainda assim, seis pessoas foram atendidas na manhã da última segunda na enfermaria da instituição por causa do consumo excessivo de bebidas.

Doação

"Todo ano a gente participa do Prêmio de Cidadania Universitária por conta das ações que faz aqui. Por exemplo, a gente ligou para os calouros para que eles trouxessem alimentos para as pessoas que moram na região do hospital Pirajuçara (da Unifesp, em São Paulo)", explica o aluno do 3º ano de medicina Rafael Engelbrecht.

Rafael contou que, além a doação de alimentos, também há um estímulo para que os calouros contribuam para instituições beneficentes, como o Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e CEADIPe (Centro de Atendimento da Disciplina de Infectologia Pediátrica, mantido pela Unifesp, que dá atenção a recém-nascidos portadores do vírus HIV).

"Além disso, a gente faz a campanha 'Sangue de Calouro' - cujo slogan é 'Você deu sange para entrar aqui na escola!' -, uma brincadeira com a pressão sofrida pelo vestibulando. Com essa campanha, a gente estimula a doação de sangue para o hemocentro do Hospital São Paulo", comenta.

A também aluna do 3º ano de medicina Raquel Simakawa explica que a adesão dos calouros às campanhas de solidariedade é grande. "Além deles, que participam bastante, também há funcionários da universidade que ajudam", conta. Segundo ela, a cada ano também há mais empresas interessadas em colaborar com o trote solidário da Unifesp. "Este ano, conseguimos cerca de 20 parceiros", comemora.

Além das campanhas solidárias propriamente ditas, um percentual dos produtos vendidos na lojinha da Atlética (a associação esportiva da Unifesp, organizada pelos alunos) será doado para instituições de caridade.

"Temos camiseta, mochila, agasalho, chaveiro, adesivo, jaleco, agenda, caneta e sandálias personalizadas, além do CD da Bateria 51, grupo de samba formado pelos alunos, e DVD com competições promovidas pela atlética", conta a veterana Laila Adrieli, aluna do 3º ano de medicina, que vendia produtos na lojinha. "Os calouros geralmente estão bem empolgados, então eles compram bastante", conta.

O calouro de medicina Thiago Sato de Castro, 21 anos, foi um dos visitantes da lojinha. "Estou comprando tudo! E também trouxe alimentos para doar para as campanhas. E ainda vamos fazer mais coisas depois que as aulas começarem", afirmou.

Trote da Cidadania na Unicamp

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) também realiza trote solidário há 11 anos. É o "Trote da Cidadania".

Este ano, o foco do evento será o trabalho com o chamado lixo eletrônico, composto por partes de equipamentos de informática, por exemplo, que se tornam obsoletas. De acordo com a instituição, o objetivo do trote é estimular em calouros, veteranos e também na comunidade universitária a reflexão sobre o destino desses materiais.

Nesta terça, a universidade realizou a matrícula dos calouros que, após serem registrados, foram pintados por veteranos. As atividades sociais terão início no dia 2 de março. O evento conta com a adesão de 37 dos 39 cursos oferecidos pela Unicamp e espera receber 1.600 novos alunos.
16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS