UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


07/01/2009 - 19h40
Para professores, física da Fuvest é "exigente", mas não tinha "pegadinhas"
Da Redação
Em São Paulo


Professores de cursinho que analisaram as questões de física trazidas pela Fuvest nesta terça-feira (7) foram unânimes ao escolher uma palavra para classifiacr a prova: foi um exame "exigente".

Mas não houve, segundo os especialistas em vestibular ouvidos por UOL Vestibular, "pegadinhas" ou qualquer questão que pudesse "enganar" o vestibulando.

"É uma prova conceitualmente exigente, tem de saber bem o programa de física do ensino médio", disse Ronaldo Moura de Sá do curso Anglo.

"Estava trabalhosa devido aos cálculos aritméticos, às 'continhas', como dizemos", disse o professor do curso Objetivo, Ricardo Helou Doca.



No cursinho da Poli, o professor de física Sérgio Luiz Fernandez viu maior grau de dificuldade nos cálculos da prova deste ano que em 2008. "Às vezes a Fuvest dá uma escorregada. Não é necessário fazer tantos cálculos para provar que sabe física", disse.

A abordagem de diversos assuntos na prova foi motivo de elogio para os professores. "Foram 40% de questões de mecânica, 30% de eletricidade e outros para 30% termologia, óptica e ondas", disse o professor do Objetivo. "Esse é o modelo clásico que a Fuvest têm adotado para as provas e é bom, abrangente".

Fora de compassoOs professores divergiram quanto à necessidade de usar compasso para responder à questão 6, que pedia que o candidato representasse cristas de ondas.

"Quem não desenhou com compasso, ficou em desvantagem", disse o professor do Objetivo, Doca.

O professor do curso do Anglo discordou. "Ninguém vai levar zero por fazer uma curva um pouco torta", disse Moura de Sá.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Fuvest apenas informou que "compasso, régua e esquadros são materiais obrigatórios para a prova, conforme consta no manual do candidato".
16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS