|
10/12/2007 - 11h34 Medicina tem a maior nota de corte no vestibular 2008 da Fuvest Da redação Em São Paulo A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) divulgou nesta segunda-feira (10) a nota de corta da primeira fase do vestibular 2008. O curso de medicina e ciências médicas, que teve o maior número de inscritos neste processo seletivo (12.745, no total), tem também a maior nota de corte: 74 pontos. Entre os que apresentam maior nota estão os cursos de engenharia aeronáutica (69), relações internacionais (65), engenharia na Escola Politécnica e Computação (63), direito (62) e, empatados, economia, ciências biológicas e publicidade e propaganda (61).
No geral, as notas de 2008 estão maiores do que as registradas em 2007. Mesmo com a anulação de uma questão de biologia da 1ª fase, deixando a prova com um número de perguntas a menos, o candidato precisou fazer mais acertos do que no ano passado. Na seleção de 2007, medicina também apresentou o maior índice: o candidato deveria acertar, no mínimo, 71 questões para avançar no processo seletivo. Na seqüência, estavam os cursos de engenharia aeronáutica (64), curso superior do audiovisual (62), relações internacionais (62) e jornalismo (61). O melhor desempenho conseguido por um candidato, na primeira fase do concurso de 2008, foi de 88 pontos. Com relação aos treineiros, as notas de corte correspondem a 53 pontos para a área de exatas, 51 para a área de humanas e 50 para a área de biológicas. Cálculo da nota de corteFoi eliminado na primeira fase o candidato que obteve um número de acertos inferior a 22 questões. Todos os candidatos que fizeram pontuação maior ou igual à nota de corte serão convocados para a segunda fase.Para calcular a nota de corte de cada curso, a Fuvest multiplica por três o total de vagas da carreira. Três é o número mínimo de candidatos, por graduação, que serão selecionados para a segunda fase. O resultado dessa conta dá a quantidade de vestibulandos que vão para a etapa final. A pontuação é organizada por ordem decrescente -- a última da lista é a nota de corte. Um curso que oferece 30 vagas, por exemplo, e que será multiplicado por três, resultará em 90. A nota do 90º candidato com maior pontuação representa o ponto de corte. Passam à segunda fase também os vestibulandos que empataram as notas.
Assim como no ano passado, quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2006 e 2007 pôde usar a melhor pontuação obtida nas duas avaliações para ajudar a nota da primeira fase. Os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública também tiveram um bônus de 3% na nota da primeira e da segunda fase. O exame da primeira fase foi feito no dia 25 de novembro por 134.002 candidatos. Dos 140.999 inscritos, 6.997 (4,96%) faltaram ao processo seletivo. Próxima etapaA segunda fase será realizada entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2008. As provas discursivas serão aplicadas de acordo com o calendário:A primeira chamada para a matrícula sai em 7 de fevereiro. Mudanças no vestibular 2008O vestibular 2008 da Fuvest traz novidades para os candidatos. O novo curso oferecido neste ano é bacharelado em direito, com cem vagas em Ribeirão Preto, ministrado em período integral, de acordo com o edital.Os cursos de fisioterapia ministrados em São Paulo e em Ribeirão Preto, que eram descritos no manual como uma única carreira, foram separados. O mesmo ocorreu com a graduação de terapia ocupacional, oferecida nas duas cidades. O bacharelado em matemática aplicada e bacharelado em matemática aplicada e computacional do Instituto de Matemática e Estatística passaram a integrar a carreira física/ meteorologia/ geofísica/ estatística/ matemática /matemática aplicada. As informações foram fornecidas pela Fuvest e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site da instituição.
Caso você não tenha o Adobe Reader para abrir arquivos em PDF, clique aqui para fazer o download gratuito e instalar o programa. |