UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


01/12/2007 - 19h58
PUC é mais fácil que USP e Unicamp, dizem professores e alunos
Da Redação
Em São Paulo
Na comparação com outros grandes vestibulares paulistas, o da PUC-SP (Pontíficia Universidade Católica de São Paulo), realizado neste sábado (1º), apresenta provas "mais fáceis", tanto na avaliação de professores, quanto na dos vestibulandos.

"É mais simples, e também menos bem elaborada", afirma Fernando Teixeira de Andrade, professor de língua portuguesa do curso Objetivo, de São Paulo.

Kelsen
Carolina de Moura Grando sentiu-se confusa com o enunciado de física
VEJA MAIS FOTOS
CORREÇÃO ONLINE
PUC É "2ª OPÇÃO", DIZEM CANDIDATOS
O professor associa o menor grau de dificuldade do exame ao fato de a universidade ser privada. "O objetivo das escolas pagas não é dificultar o acesso dos estudantes às vagas", diz Andrade. "Há uma diferença bastante razoável na precisão e na amplitude das questões".

Os candidatos tiveram cinco horas para responder às 45 questões de múltipla escolha e três discursivas, além de escrever uma redação.

"Apesar de ser menos difícil que a prova da Fuvest (Fundação para o Vestibular, que faz a seleção para as vagas da Universidade de São Paulo), acredito que me saí pior na prova da PUC", diz Carolina de Moura Grando 18, que concorre a uma vaga de psicologia. "É que faltou concentração", conta.

Visual "caprichado"

Mais simples que os congêneres, o vestibular da PUC-SP se destaca pelo visual. É feito em papel reciclado e impressão em cores.

"Graficamente, é uma prova impecável", opina Andrade.

Também receberam elogios as provas de matemática, classificadas de "criativas" e "interessantes" por Vera Lúcia Antuntes, coordenadora da mesma rede.

A opinião não é compartilhada pela vestibulanda Moura. "Antes do enunciado de matemática e física, colocaram um texto de uma página e meia introduzindo o assunto. Fiquei perdida".

Da Vinci na redação

A prova de redação, que utilizou Leonardo da Vinci como gancho, também foi alvo de críticas do professor Andrade.

"Lamentamos que nas proposições para a redação não tenham citado a relação de da Vinci com o humanismo e o renascentismo", disse.

Para o professor, os textos da proposta de redação não davam subsídios suficientes para o aluno desenvolver os temas. "Assim, o aluno deveria contar com o próprio repertório sobre o tema para localizar-se no assunto".

"Quem utilizou da Vinci como pretexto para desenvolver um bom texto pode se dar bem. Mas é difícil prever como a banca vai proceder", afirma.
16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS