Topo

Unesp divulga relação de aprovados na 1ª fase do vestibular 2018

Unesp ofereceu 7.365 vagas para 173 cursos em 23 cidades do Estado - Igor do Vale/Estadão Conteúdo
Unesp ofereceu 7.365 vagas para 173 cursos em 23 cidades do Estado Imagem: Igor do Vale/Estadão Conteúdo

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 10h00Atualizada em 01/12/2017 10h26

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou na manhã desta sexta-feira (1º) a lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2018. Os candidatos podem entrar no site da Vunesp (fundação que organiza a prova) e consultar se foram aprovados para a segunda fase do vestibular.

Para a segunda fase, foram convocados 53.016 candidatos. Assim que o candidato entra no site da Vunesp, ele pode clicar em "Resultado". Após fazer o login, ele consegue conferir o resultado. Caso tenha sido aprovado na primeira fase, no site também já é possível saber o local da segunda prova.

A segunda fase do exame ocorrerá nos dias 17 (ciências humanas, ciências da natureza e matemática) e 18 de dezembro (linguagens e códigos e redação). O resultado final será divulgado em 2 de fevereiro de 2018.

Após a aprovação final, as matrículas serão feitas primeiramente online, sendo que terão segunda e a terceira chamadas no início do ano que vem.

Ao todo, a instituição oferece 7.365 vagas no vestibular deste ano, em 173 cursos de 23 cidades do Estado. O curso de medicina registrou a maior concorrência do vestibular da Unesp, com 312,7 candidatos por vaga - maior índice na história. Na sequência, com 63,8 candidatos por vaga, aparece o curso de Direito.

A Unesp tem um programa de cotas em que 50% das suas vagas são destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%.
 
O total de inscritos no Vestibular Unesp é de 107.753 candidatos, recorde histórico do exame, segundo a instituição.

Primeira fase foi mais fácil que o Enem

Segundo professores ouvidos pelo UOL, a primeira fase do vestibular da Unesp, aplicada em 15 de novembro, foi mais fácil do que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) este ano. "Não foi um pouco mais fácil, foi 'muito' mais fácil", disse a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do curso Objetivo.

"A prova da Unesp aborda os principais conceitos que o aluno tem que saber de cada disciplina, sem pegadinhas ou notas de rodapé dos livros", explicou a professora. "Essa foi uma prova de médio para fácil, enquanto o Enem foi uma prova difícil", ponderou o professor Alexandre Takata, do curso Maximize.

Já Célio Tasinaso, coordenador do curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), criticou a baixa complexidade das questões. "Acho que a Unesp perde a oportunidade de pautar o ensino, ao trazer questões simples, sem contextualização", disse.