Topo

USP terá 225 vagas para 'pretos, pardos e indígenas' no vestibular 2016

Do UOL, em São Paulo

29/07/2015 14h53

A USP (Universidade de São Paulo) irá destinar 225 vagas para candidatos 'pretos, pardos e indígenas' (classificações de raça utilizadas pela Fuvest) no vestibular 2016. Essas vagas serão selecionadas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A universidade aprovou no último dia 23 de junho a adesão ao Sisu como nova forma de ingresso aos cursos de graduação. Das 11.057 vagas oferecidas em 2016, 1.489 serão destinadas ao Sisu e 9.568 continuarão a ser selecionadas pela Fuvest.

Entre os cursos que terão parte das vagas destinadas a candidatos 'pretos, pardos e indígenas', que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, estão bacharelado em sistemas de informação, licenciatura em ciências da natureza, educação física e saúde, gerontologia, obstetrícia, saúde pública, psicologia, têxtil e moda, lazer e turismo, gestão ambiental, gestão de políticas públicas, marketing e relações internacionais.

Das 42 unidades de ensino e pesquisa da USP, sete não disponibilizaram vagas para o Sisu. Além dessas, a ECA (Escola de Comunicações e Artes), a FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) e o IAU (Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos) não aderiram ao sistema, pois a seleção dos novos alunos dessas Unidades conta também com provas de habilidades específicas.

Os bônus do Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP) continuarão a ser oferecidos a alunos oriundos de escolas públicas que se inscreverem na Fuvest. Os bônus do Inclusp podem chegar a 20%, conforme o grupo no qual o candidato se inserir, que incidem sobre a nota da primeira fase e a nota final do vestibular.