Topo

Unesp 2015 de inverno: prova foi de nível "médio" segundo professores

Do UOL, em São Paulo

14/06/2015 19h59Atualizada em 15/06/2015 10h23

A segunda fase do vestibular de inverno da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) foi considerada de nível "médio" segundo os professores ouvidos pelo UOL neste domingo (14).

"A prova da Unesp pede assuntos clássicos, fundamentais", afirma a professora Vera Lúcia Antunes, do Colégio Objetivo. Mas ela adverte que as pontuações dos alunos costumam ser altas. "O aluno não pode se dar ao luxo de errar."

Para o professor Célio Tasinafo, do Oficina do Estudante, em Campinas, a prova teve questões bem fáceis e outras bem trabalhosas. "Ela é uma prova direta, o que não quer dizer fácil", disse Tasinafo. "O tempo é o grande desafio: são quatro horas para 24 questões [no primeiro dia da segunda fase]."

O tema da redação foi "redução da maioridade penal". É o tipo de assunto atual que é esperado, segundo a professora Vera Lúcia. Já o professor Célio pondera que o aluno não podia escrever de maneira automática, no fluxo da sua opinião: "Nem sempre fica fácil [só porque é um tema conhecido], a tendência do aluno é não se ater à coletânea proposta".

O destaque na prova de ciências humanas ficou por conta da geografia, segundo Tasinafo: "foi uma prova muito atual". Mas os assuntos cobrados ficaram na categoria "fundamentais", como gosta de dizer a professora Vera. Havia uma questão sobre a reaproximação entre EUA e Cuba, que pedia conceitos sobre a Guerra Fria, outra sobre crise hídrica em que se pedia a discussão de possibilidades técnicas sobre o uso compartilhado de recursos hídricos e, ainda uma outra que cobrava conhecimentos sobre o conceito de latifúndio.

Em ciências da natureza e matemática, esta se destacou com uma questão trabalhosa -- a última do primeiro dia, caso o estudante resolvesse seguir a ordem. "Exigia muita atenção", comentou Tasinafo. Em biologia, houve cobrança sobre relações ecológicas e sobre amarelão, em que se utilizava o autor Monteiro Lobato e seu Jeca Tatu.

A prova de linguagens, com questões de português e inglês, dependeu da capacidade de interpretação de textos do candidato. "A prova exigia reflexão do aluno", pondera a professora Vera, explicando que a base das respostas estava sempre nos textos.

Unesp 2015 de inverno

A segunda fase da Unesp é composta por 36 questões dissertativas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens e uma redação.

O vestibular de inverno da Unesp oferece 360 vagas. Os cursos oferecidos são agronomia, zootecnia, engenharias de produção, civil, elétrica, mecânica, ambiental e controle e automação.