Topo

"Fiz o meu máximo", diz aprovado de engenharia na Fuvest 2015

João Guilherme dos Santos, 17, foi aprovado em Engenharia Naval na Poli - Junior Lago/UOL
João Guilherme dos Santos, 17, foi aprovado em Engenharia Naval na Poli Imagem: Junior Lago/UOL

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 14h48

João Guilherme dos Santos, de 17 anos, terminou o ensino médio no ano passado e já tem muito o que comemorar: foi aprovado em engenharia naval na Fuvest 2015. “Virava várias noites sem dormir, principalmente nas últimas semanas antes das provas”, conta.

Morador de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, o vestibulando acordava cedo para concluir os estudos da educação básica numa escola em Vergueiro. Na parte da tarde, corria para o cursinho, na Paulista, e ficava por lá até o período da noite.

“Fiz aulas do ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica], aulas no sábado e outras especiais. Estudava dia e noite, e o quanto mais eu podia estudar, estudei. Fiz o meu máximo”, analisa. 

O segredo do sucesso para ele foi o apoio dos professores e a garra adquirida. “Você precisa ter garra e foco. Ficava estudando até mesmo no ônibus. Aproveitava esse tempo para colocar os livros indicados pela Fuvest em dia”, lembra.

João Guilherme prestou ainda engenharia mecânica nos vestibulares da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). “Se você acreditar em você mesmo, tudo é possível.”

Fuvest 2015

A lista de aprovados em primeira chamada na Fuvest 2015 já pode ser consultada. A matrícula online deve acontecer nos dias 3 e 4 de fevereiro para a confirmação do interesse pela vaga. 

Mesmo efetuando a matrícula pelo site, é obrigatório o comparecimento para a matrícula presencial, prevista para os dias 11 e 12 de fevereiro, juntamente com os convocados em segunda chamada, com divulgação prevista para 6 de fevereiro, e terceira chamada, programada para 9 de fevereiro.