Topo

Candidatos fazem hoje o último dia da segunda fase da Unicamp

Do UOL, em São Paulo

13/01/2015 06h00

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aplica nesta terça-feira (13) o último dia da segunda fase de seu vestibular 2015. Os participantes fazem hoje as provas de física, química e biologia.

A partir das 18h, o UOL fará a correção comentada das questões com os professores do Curso e Colégio Objetivo

A prova começa às 13h, mas a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) orienta que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. 

É preciso levar o documento de identidade original indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Também será permitido o uso de régua transparente e compasso. No primeiro dia da segunda fase, o candidato deverá ainda levar uma foto 3x4 tirada em 2014, com nome e número de inscrição anotados no verso.

O vestibulando não poderá utilizar aparelhos celulares (receberá uma embalagem para guardar o aparelho) ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato pode usar relógio analógico para controlar o tempo. 

Dias do exame

A primeira etapa da segunda fase registrou abstenção de 11% dos 15.444 candidatos convocados. Ao todo, 13.745 pessoas fizeram a redação (composta por duas propostas de textos) e a prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. 

Segundo professores ouvidos pelo UOL, a Unicamp manteve perfil de exigência apesar das mudanças em seu vestibular -- a redação, que era cobrada na primeira fase, passou para a segunda e a primeira fase passou a ter 90 questões de múltipla escolha.

Em seu segundo dia, o vestibular registrou abstenção de 11,8%. Dos 15.444 participantes esperados para essa etapa, 1.821 deixaram de fazer as provas de matemática, história e geografia.

Segunda fase

A segunda fase possui questões discursivas e é igual para todos os candidatos. Cada uma das provas é composta de seis questões, com exceção da redação. Confira como a prova foi dividida:

  • Domingo (11): Redação (composta por duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelos candidatos) e prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa
  • Segunda-feira (12): Matemática, história e geografia
  • Terça-feira (13): Física, química e biologia

Candidatos dos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança farão exames de habilidades específicas em Campinas entre os dias 19 e 22 de janeiro. 

A primeira chamada será divulgada em 2 de fevereiro.

Vagas

A universidade oferece 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos. Nesta edição, a Unicamp recebeu um número recorde de inscrições, com 77.128 participantes. Ano passado o número foi 73.818. 

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato da Unicamp 2015.