Topo

Mais de 15 mil candidatos fazem 2ª fase da Unicamp a partir de hoje

Do UOL, em São Paulo

11/01/2015 06h00Atualizada em 11/01/2015 12h39

A segunda fase do vestibular 2015 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) começa hoje (11) e vai até a terça-feira (13). Em todos os dias, o UOL terá a correção das questões feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo a partir das 18h. São esperados 15.444 candidatos para esta etapa do processo seletivo. 

A prova irá começar às 13h, mas a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) orienta que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. Cada dia de prova terá duração de quatro horas. 

A Comvest pede para os candidatos ficarem atentos aos locais das provas da segunda fase, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde o vestibulando fez a primeira etapa. 

É preciso levar o documento de identidade original indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Também será permitido o uso de régua transparente e compasso. No primeiro dia da segunda fase, o candidato deverá ainda levar uma foto 3x4 tirada em 2014, com nome e número de inscrição anotados no verso.

O vestibulando não poderá utilizar aparelhos celulares (receberá uma embalagem para guardar o aparelho) ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato pode usar relógio analógico para controlar o tempo. 

Prova

A segunda fase terá questões discursivas e será igual para todos os candidatos. Cada uma das provas é composta de seis questões, com exceção da redação. Confira o que será cobrado em cada dia: 

  • Domingo (11): Redação (composta por duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelos candidatos) e prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa
  • Segunda-feira (12): Matemática, história e geografia
  • Terça-feira (13): Física, química e biologia

Candidatos dos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança farão exames de habilidades específicas em Campinas entre os dias 19 e 22 de janeiro. 

A primeira chamada será divulgada em 2 de fevereiro.

Vagas

A universidade oferece 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos. Nesta edição, a Unicamp recebeu um número recorde de inscrições, com 77.128 participantes. Ano passado o número foi 73.818. 

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato da Unicamp 2015.