Topo

Apesar de mudanças, 1º dia da 2ª fase da Unicamp manteve perfil

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

11/01/2015 19h59

O primeiro dia de provas da segunda fase da Unicamp 2015 (Universidade Estadual de Campinas) foi realizado neste domingo (11) e seu nível manteve o perfil de exigência da universidade, segundo alguns professores de cursinhos ouvidos pelo UOL. Os candidatos fizeram neste primeiro dia a redação e a prova de língua portuguesa e literatura.

“A prova teve o nível dos anos anteriores e apresentou principalmente questões de interpretação de textos. Ela teve um alto nível e realmente vai escolher os melhores capacitados”, afirmou Nelson Dutra, professor de português do Curso e Colégio Objetivo.

Heric José Palos, professor de português do Etapa, concorda e acrescenta que as questões envolveram textos que exigiram muita atenção dos participantes. Para ele, quem leu o manual do candidato não teve surpresas. Foi exatamente o perfil de estudantes que a universidade definiu em seu documento.

“Apesar do número de questões ter diminuído e a redação ter vindo para a segunda fase, a prova manteve o padrão. No geral, eles mudaram o formato, mas não mudaram a cara”, comentou. “Acredito que o primeiro dia teve um nível de dificuldade médio por conta do tempo. Quem não tomou muito cuidado deve ter tido problemas com isso.”

Ao contrário da opinião dos professores acima, Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, crítica a qualidade do exame aplicado hoje.

“Foi uma prova muito pouco exigente para uma segunda fase. Pouco criativa, com vocabulário simples. Parece que eles fizeram a prova antes de ontem”, afirmou. 

Conteúdo cobrado

Segundo os professores entrevistados, a Unicamp cobrou hoje três questões de literatura, duas de interpretação de texto e uma sobre o processo de formação de palavras. De modo geral, as perguntas exigiram que os candidatos tivessem boa leitura, interpretação de textos e redação.

“Textos de Drummond, 'Vidas Secas' e 'Capitães de Areia' estiveram presentes na prova. Quem não tem o hábito de leitura não conseguiu ir muito bem”, disse o professor Dutra.

Dois temas para a parte de redação foram propostos: uma carta-convite, que deveria abordar o debate sobre a violência na escola, e uma síntese sobre a humanização no atendimento à saúde.

“Os dois temas foram muito acessíveis e atuais. Foram temas bons que vai avaliar se o aluno está capacitado para escrever. As coletâneas estavam bem claras”, afirmou Vitor França, professor de redação do Etapa.

Já para Célio Tasinafo, os temas não foram bem elaborados. “A Unicamp apresentou falsas polêmicas e nada foi criativo. Ninguém consegue dizer que o só diálogo vai resolver conflitos [sobre a proposta de carta]. Não surpreende. Apesar de valer pontos importantes, não é uma prova [a de redação] que vai selecionar corretamente”, concluiu. 

Mudança no vestibular 

Em maio do ano passado, a comissão do vestibular da Unicamp anunciou mudanças para a seleção 2015 da universidade. A prova de redação, que era cobrada na primeira fase, passou para a segunda fase.

Além disso, a primeira fase passou a ter 90 questões de múltipla escolha (língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, filosofia, sociologia, física, química, biologia, inglês, além de questões interdisciplinares). Antes a primeira etapa tinha 48 questões.

Como é a prova

A segunda fase possui questões discursivas e é igual para todos os candidatos. Cada uma das provas é composta de seis questões, com exceção da redação. Confira o que será cobrado em cada dia: 

  • Domingo (11): Redação (composta por duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelos candidatos) e prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa
  • Segunda-feira (12): Matemática, história e geografia
  • Terça-feira (13): Física, química e biologia

Candidatos dos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança farão exames de habilidades específicas em Campinas entre os dias 19 e 22 de janeiro. A primeira chamada será divulgada em 2 de fevereiro.

Vagas

A universidade oferece 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos. Nesta edição, a Unicamp recebeu um número recorde de inscrições, com 77.128 participantes. Ano passado o número foi 73.818.